Visconde do Rio Branco, 15 de novembro de 2018

PREFEITURA INAUGURA NOVO LAR DE IDOSOS EM SÍTIO COMPLETAMENTE ADAPTADO

7 de novembro de 2018

SÍTIO RECEBEU REFORMA E AMPLIAÇÃO DA SEDE PARA OFERECER MAIS CONFORTO AOS RESIDENTES

O novo local do Lar de Idosos São João Batista, agora fixado na Cohab I, foi inaugurado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco na última terça-feira (06). Os residentes agora usufruem de um sítio arborizado e gramado, com ala feminina e masculina independentes, varandão, horta adaptada e galinheiro, além de outras características que ampliou a qualidade de vida dos moradores e melhorou as condições de trabalho dos funcionários. A mudança da casa do Jardim Alice para o Sítio São José aconteceu há cerca de duas semanas, mas o evento oficial de abertura foi realizado na última terça-feira (06), reunindo representantes das Obras Sociais da Igreja São João Batista, responsável pelo Lar; Prefeitura; Vereadores; Poder Judiciário e Ministério Público, celebrando junto aos idosos e funcionários.

Sílvio Motta, Provedor do Lar de Idosos, contou que o serviço tem caráter solidário e abriga idosos de baixa renda. “A nossa casa é de caridade, a maioria tem apenas um salário mínimo de aposentadoria e contribui com R$ 705,00 desse valor. Por isso mesmo, sem o apoio da Prefeitura, através de convênio, seria impossível mantermos o funcionamento, pois fizemos um cálculo e cada asilado custa mais de R$1.500,00 por mês. Para esta nova sede, mais uma vez foi fundamental o empenho do Prefeito Iran, que se comprometeu com a causa e assumiu a reforma. Mas ainda assim precisamos de auxílio, e estamos abertos para que a comunidade venha nos visitar e também somem os esforços com a gente”, relatou Sílvio. A equipe do Lar conta com um auxiliar administrativo, Assistente Social, Enfermeira, Psicóloga, Fisioterapeuta voluntário, Cuidadores e Auxiliares de Serviço Geral.

A mudança de atitude e o ganho de uma nova motivação é evidente entre os idosos. “Gostei muito da festa que o pessoal fez aqui, todo mundo alegre e conversando, com comes e bebes gostosos. Está muito bom aqui, lugar espaçoso e com ar livre. Tem muita criação, tem muita fruta. Todo o dia eu vou lá cuidar das galinhas, que estão botando quinze ovos por dia, uma gracinha”, contou a residente dona Eva Barbosa Gomes, de 77 anos. “Ganhamos um espaço muito bom para atividades. A antiga casa era bem quente, e aqui é muito mais arejado. Os idosos estão com outro comportamento por conta das possibilidades: todos almoçam juntos na varanda, a fisioterapia acontece no quintal, eles passeiam nas ruas próximas que são bem tranquilas, enfim, estão com um novo ânimo”, explicou a Enfermeira, Agnes Antoniol.

PREFEITURA MANTÉM CONVÊNIO COM LAR DE IDOSOS

Desde 2013, quando o antigo Asilo Ruy Bouchardet foi interditado pelo Ministério Público, a Prefeitura assumiu um convênio com as Obras Sociais da Igreja Católica para prover um abrigo adequado para os idosos. No primeiro momento, uma casa no Jardim Alice foi alugada para atender aos cerca de 19 abrigados, proporcionando melhores condições de vida. Continuando a melhoria, a Prefeitura realizou a reforma e ampliação do Sítio São João, localizado no Bairro Cohab I, e transferiu os internos para o novo ambiente, maior, mais arejado e com novas possibilidades de atividades para os idosos.

A Dra. Carolina Queiroz de Carvalho, Promotora do Ministério Público da Comarca de VRB, fez várias visitas técnicas ao Lar e recomendou às Obras Sociais que providenciassem novo local. “Durante as visitas, percebemos que o local não era adequado por estar situado em uma ladeira, o que impedia a locomoção mais livre dos residentes.  Chamamos a diretoria do Lar e o Prefeito Iran abraçou a causa, o que foi uma felicidade, porque agora eles estão em um sítio excelente. O atendimento virou outro, eles estão sorridentes, o espaço permite que eles se integrem com a comunidade, em um atendimento muito mais digno e humanizado”, disse a Promotora, presento no evento de inauguração.

Durante a cerimônia, o Prefeito Iran declarou que esta foi uma das ações que mais satisfação trouxe a ele e sua equipe. “Nós somos parceiros das Obras Sociais, que são os verdadeiros responsáveis pelo serviço. Mas ser participante deste processo, mesmo não sendo dever da Prefeitura, foi muito gratificante! Podemos perceber como cada idoso está mais alegre, se movimentando mais, nos recebendo no portão com um sorriso! Assumimos a reforma, que ficou em cerca de R$100 mil, contando com recursos de R$30 mil repassados pela Câmara Municipal. Além disso, mantemos o convênio de R$19 mil mensais para manutenção, pagamento da folha e aluguel. Ainda assim, eles precisam de ajuda e convidamos para toda a população vir aqui, conhecer este lugar tão agradável e fazer doações, quem sabe até doação de tempo, contribuindo para o bem-estar destes idosos”, afirmou o Prefeito Iran.

Lar de Idosos São João Batista

Endereço: Rua Valdir Furtado, s/n, Bairro Cohab I