Visconde do Rio Branco, 15 de dezembro de 2019

PREFEITURA INICIA PROGRAMA ASFALTA VRB

11 de outubro de 2019

PROGRAMA DE MELHORIAS E MAIS SEGURANÇA NAS VIAS URBANAS PERCORRERÁ MAIS DE 50 RUAS DA CIDADE

Para recuperar trechos danificados da pavimentação das ruas de Visconde do Rio Branco, bem como aplicar asfalto em ruas de pedra, a Prefeitura iniciou na primeira semana de outubro o Programa Asfalta VRB, um amplo trabalho que irá beneficiar o Centro e vários bairros, favorecendo mais de 50 vias. A melhoria também inclui serviços de tapa-buracos, que será feito em dias alternados, com previsão de término do atendimento a todas as localidades em dezembro.

A Rua do Divino, no Centro, foi a primeira a ser contemplada com o Programa Asfalta VRB sobre o antigo bloquete sextavado. Marília Felipe é proprietária de um estúdio de beleza no local e falou sobre o asfaltamento. “Quero parabenizar a Prefeitura pela obra, está sendo muito bom este asfalto. Esse tipo de investimento só traz beneficio para a cidade”. Outro lojista da mesma rua, Marcelo Hazar, do ramo de eletrônicos, ressaltou que a melhoria valoriza o comércio. “O asfaltamento havia sido prometido e foi muito bom, para a gente é excelente. Tínhamos problemas com poeira, porque o bloco levantava com o movimento dos veículos e fazia sujeira. Com o asfalto, a rua fica mais bonita, o trânsito fica melhor, e fiquei muito satisfeito com a obra”. David Campos é vendedor de Sistemas de Segurança e também aprovou a iniciativa. “Veio na melhor hora, pois vai facilitar o tráfego, trazendo mais movimentação. Estávamos precisando muito. Acredito que valoriza o comércio e, com certeza, ajuda a atrair mais pessoas para nossa loja”.

No Bairro Novo Horizonte, duas vias de pedra fincada foram asfaltadas, entre elas a Rua Arthur da Silva Bernardes, onde mora Alair Damião há quinze anos. “Não sabia que essa obra aconteceria hoje. Foi uma surpresa boa. A pedra derrapava muito, porque a rua está em um morro, principalmente para caminhão de entrega. Então, era muito necessário esse asfalto”, contou Damião.

PREFEITURA PRODUZ PRÓPRIO ASFALTO, O QUE DIMINUI CUSTOS E OTIMIZA RECURSOS

Para atender a área urbana, a Prefeitura interrompeu o asfaltamento da Rio-Bahia, que já atingiu seis km do total de 18km, para dedicar às necessidades apresentadas pela população, como explicou Grover Adalberto Rosa, Diretor de Pavimentação asfáltica. “Estávamos fazendo o asfaltamento rural, porém, o Prefeito Iran determinou que nos próximos 90 dias seja feito esse trabalho na área urbana. Teremos pontos em que o asfaltamento será parcial, recuperando um espaço danificado, mas várias ruas receberão o asfaltamento pela primeira vez. Temos uma equipe muito boa, capacitada, que abraça o serviço porque entendem que é uma melhoria para a cidade. Apesar de sermos funcionários, sabemos que usamos também estas ruas, e a população satisfeita reflete em nós”, falou Grover.

O investimento em infraestrutura urbana só foi possível devido ao ajuste fiscal aplicado para enfrentar a crise financeira que atinge todas as Prefeituras de Minas Gerais, somado ao empenho de toda equipe para valorizar os recursos obtidos. “Fizemos um levantamento de todas as ruas, sejam no centro ou nos bairros, onde era necessário o asfaltamento, algumas ruas ainda de pedra fincada e elencamos mais de 50 vias. Demos início no Centro da cidade e já chegamos aos bairros. Também faremos tapa-buracos neste período, e separamos estes próximos meses para executar tudo. Conseguimos tantas obras com poucos recursos porque, primeiro, fazemos este trabalho com a equipe de servidores da Prefeitura e com asfalto fabricado na nossa usina. Com isso, conseguimos um custo total bem abaixo do mercado, cerca de 40% a menos do que se fosse contratado de uma empreiteira. Ou seja, praticamente a metade do preço. Conseguimos reequilibrar as contas públicas, poupando gastos, um deles muito criticado como o cancelamento da Exposição, pois achamos por bem não fazer uma festa tão cara para poder investir na cidade em benfeitorias como esta”, afirmou o Prefeito Iran.

Clique aqui e confira álbum de fotos.

14 de outubro de 2019 - 11:13

Data da Última Modificação: 14 de outubro de 2019 - 11:13