Visconde do Rio Branco, 05 de abril de 2020

PREFEITURA INOVA AO IMPLANTAR PSICOLOGIA NO COLÉGIO MUNICIPAL

25 de novembro de 2019

SERVIÇO AUXILIA NA BOA QUALIDADE DO AMBIENTE ESCOLAR HÁ POUCO MAIS DE UM ANO

Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco inovou e implantou o serviço de Psicologia no Colégio Municipal Rio Branco. A ideia é relacionar os conhecimentos específicos da mente e das emoções para o melhor desempenho dos educadores e maior aprendizado dos alunos, contribuindo para manter a boa qualidade do ambiente escolar. Como resultado, foram realizadas várias oficinas e ações que visaram atender as necessidades apresentadas pelos próprios estudantes, abordando temas como bulling, autoestima, dificuldades sociais e problemas familiares, entre outros temas do universo da adolescência.

A Psicóloga Renata Moreira está a frente do trabalho e relatou que, inicialmente, fez um trabalho de observação, pois a psicologia aplicada ao ambiente escolar ainda é um tema muito novo. “Quando cheguei, encontrei um campo aberto para trabalho no sentido que nunca se fez nada em psicologia no Colégio e nem em escola nenhuma. Fiquei em observação, conversei com professores e corpo técnico, e observação em sala de aula. Detectei dificuldades sociais, histórias familiares muito complexas, conflitos das primeiras decepções amorosas, baixa autoestima, insegurança e o bulling, que é uma temática que temos trabalhado no Colégio a todo o momento. Com isso, também pudemos avaliar e encaminhar casos para psiquiatras, psicólogos, pois trabalhamos em conjunto com a Rede Municipal de Saúde Mental”, contou Renata.

Um dos métodos aplicados para colocar assuntos importantes em discussão foi a formação de oficinas e ações, que integram as turmas de diferentes idades e os servidores da instituição. “O bulling é um tema constante. Na semana passada mesmo trabalhamos ele em oficina com todos os 6º anos. Outra ação foi a Tarde de Beleza, pois em uma sala do 7º Ano os professores perceberam os alunos com a autoconfiança abalada. Então, em conjunto com o Terceiro ano preparamos este momento especial, movimentando o Colégio inteiro, buscando doações com funcionários, sendo também uma terapia para todos porque é bom ajudar. Tivemos um trabalho com os Terapeutas da Alegria, com a montagem de uma peça teatral escrita e protagonizada pelos estudantes sobre os problemas da adolescência. Todas as turmas assistiram, sem atrapalhar aulas, e a resposta foi muito positiva”, descreveu Renata.

PREFEITO IRAN DESTACA PIONEIRISMO NA IMPLANTAÇÃO DA PSICOLOGIA EM AMBIENTE ESCOLAR

Para o Prefeito Iran, os investimentos na Educação Pública possibilitam a realização dos sonhos da família e dos jovens.  “Temos nos empenhado em ofertar um Ensino gratuito e de alta qualidade, pois é o principal meio para que nossos jovens tenham um futuro de superação com trabalho honesto e recompensador. Quando colocamos a psicóloga no Colégio, pensamos nas dificuldades que alguns alunos enfrentavam com problemas na aprendizagem ou de comportamento, e hoje fico satisfeito em saber que estão sendo atendidos de maneira profissional, com um serviço inédito em nossa região. Na realidade, não sei de outra Escola Pública que conta serviço de psicologia, onde temos mostrado pioneirismo”, afirmou o Prefeito Iran.

25 de novembro de 2019 - 10:43

Data da Última Modificação: 25 de novembro de 2019 - 10:43