Visconde do Rio Branco, 18 de setembro de 2019

PREFEITURA OFERECE TECNOLOGIA QUE INFORMA AOS PAIS SE FILHOS FALTARAM A AULA

20 de maio de 2019

NOVA FERRAMENTA QUE PERMITE ACOMPANHAR ASSIDUIDADE DOS ALUNOS FOI IMPLANTADA NO COLÉGIO MUNICIPAL RIO BRANCO

“A SME informa que seu filho está ausente na aula correspondente ao horário”. Este é o SMS enviado aos celulares dos pais de alunos do Colégio Municipal Rio Branco que aderiram ao recurso disponibilizado para alertá-los quando os filhos não comparecem ou estão ausentes na sala de aula no momento da chamada. A nova tecnologia, que começou a funcionar no início deste mês, é mais uma etapa do processo de informatização da Rede Municipal de Educação, realizado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco para proporcionar transparência e formar um canal de comunicação com as famílias, garantir segurança no ambiente escolar e agilizar os procedimentos que ficam a cargo das equipes pedagógicas.

De acordo com a Coordenadora do Sistema de Informatização da Secretaria de Educação, Beth Gonzaga, a ferramenta será expandida para todas as escolas municipais. “Começamos pelo Colégio, em caráter de experiência, e já tivemos muitos retornos positivos por parte dos pais, que veem neste sistema uma grande vantagem para a educação de Visconde do Rio Branco, pois permite acompanhar a vida estudantil e o dia-a-dia do filho. Como está dando certo, a nossa programação é para que, no segundo semestre, todas as escolas municipais sejam inseridas nessa nova plataforma”, informou.

O professor Ronaldo Fiorillo, que trabalha nas Redes Municipal e Estadual de Educação e é pai de dois jovens alunos do Colégio, comentou a experiência vivenciada com o recurso recém-implantado. “Estava na Escola Estadual Dr. Celso Machado, por volta de 09h20, quando o celular vibrou com a mensagem informando a ausência do meu filho na aula de Física naquele dia, e ele realmente havia faltado. É uma ferramenta fundamental para que os pais possam ficar mais tranquilos e cientes de onde o filho está. Acredito que esse investimento na área educacional vem para somar à qualidade de ensino e à segurança dos alunos e da comunidade escolar como um todo”, relatou.

INVESTIMENTOS MODERNIZAM GESTÃO EDUCACIONAL E PERMITEM ACOMPANHAMENTO ONLINE DOS PAIS

Os investimentos para modernizar a gestão e informatizar a Rede Municipal de Educação começaram em 2015, com a contratação do Sistema Syens, que entre vários dispositivos tecnológicos, disponibilizou o Diário de Classe Online, que permite aos pais e responsáveis acessarem as informações de notas e faltas dos alunos, lançadas pelos professores. Além disso, para possibilitar novas práticas pedagógicas, a Prefeitura forneceu tablets aos profissionais que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Técnico em Enfermagem. “É muito importante perceber a tecnologia sendo aplicada a serviço da educação. VRB é uma das cidades pioneiras a disponibilizar, na rede pública, a oportunidade aos pais de acompanhar a vida acadêmica de seus filhos. Tudo isso é feito em prol de uma harmonia que tem que haver entre a família e a escola”, afirmou o Prefeito Iran.

21 de maio de 2019 - 08:14

Data da Última Modificação: 21 de maio de 2019 - 08:14