Visconde do Rio Branco, 24 de maio de 2019

PREFEITURA PAGA 2ª PARCELA DO 13º SALÁRIO DE SERVIDORES

20 de dezembro de 2018

MESMO DIANTE DA FALTA DE REPASSES DO ESTADO, VRB FAZ CONTENÇÃO DE GASTOS E PRESERVA SALÁRIO DE TRABALHADORES

Diversos municípios mineiros anunciaram atrasos nos pagamentos dos servidores públicos, devido à crise financeira gerada pelo a retenção de recursos feita pelo Governo do Estado. Apesar disso, o planejamento executado pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco permitiu que a segunda parcela do 13º dos cerca de 1.200 funcionários fosse depositada nesta última quinta-feira (20). A crise econômica que passa o país tem refletido diretamente nas administrações municipais, e segundo levantamento da Associação Mineira de Municípios (AMM), 50% das cidades do Estado não tem orçamento para arcar com o benefício do 13º salário aos servidores.

Durante o ano, a Prefeitura publicou dois decretos de contenção de despesas (Nº115/2018 e Nº230/2018), acentuando medidas para preservar as contas municipais, diante da retenção dos tributos que são de direito das Prefeituras receberem e o Estado de Minas Gerais confisca como o ICMS, IPVA, e o FUNDEB, principal fonte para o pagamento dos professores. “A situação está muito grave e foi necessário um trabalho muito grande para preservar o salário dos servidores em dia, e o pagamento do 13º, que parcelamos em duas vezes, uma em julho e a segunda em dezembro. Entendemos que diante de todos os cortes que aplicamos, os trabalhadores não poderiam ser penalizados”, explicou o Prefeito Iran.

Segundo relatório da AMM, a dívida do Estado com a Prefeitura de VRB já ultrapassou 13 milhões de reais. “Se o próximo governador continuar retendo os recursos como o atual tem feito, os salários começarão a atrasar a partir de janeiro. Foi muito difícil tomar medidas tão impopulares quanto cancelar a Exposição por ocasião do aniversário da cidade, remodelar o cronograma de coleta de lixo na cidade, rescindir contratos e outras atitudes drásticas, mas inevitáveis e imprescindíveis para preservar os salários. Contamos com o apoio dos servidores para atender a população com ainda mais entusiasmo, diante da prioridade que eles mereceram receber”, finalizou o Prefeito Iran

20 de dezembro de 2018 - 14:58

Data da Última Modificação: 20 de dezembro de 2018 - 14:58