Visconde do Rio Branco, 15 de novembro de 2019

PREFEITURA REALIZA IMUNIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DO HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA

17 de setembro de 2019

ATIVIDADE TEM POR OBJETIVO GARANTIR CARTÃO DE VACINA ATUALIZADO PARA MELHOR ATENDER QUEM PRECISA DE CUIDADOS

Para ampliar a cobertura vacinal e proteger trabalhadores da Saúde, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco realizou uma intensificação na averiguação da carteira de vacinação dos profissionais. A ação atende às recomendações do Ministério da Saúde, que devido ao surto de sarampo que algumas cidades brasileiras têm apresentado (Visconde do Rio Branco não), orientou que os Gestores de Saúde orientem todos os trabalhadores dos serviços e que verifiquem se estão vacinados.

A Secretaria Municipal de Saúde procedeu com a vacinação e capacitação do seu quadro de servidores, atendendo também ao Hospital São João Batista no dia seis com orientação e nos dias nove e 10 de setembro com vacinação dos funcionários que apresentaram esquema vacinal a ser completado.  Gisele Andrade, Coordenadora do Setor Municipal de Imunização, falou sobre a intensificação dos cuidados preventivos quanto ao sarampo. “Infelizmente, tem alguns locais com surto de sarampo no país, mas este não é o caso de VRB. Mesmo assim, estamos prevenindo para a doença não chegar por aqui, reforçando a vacinação da Triviral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Então, as crianças a partir de seis meses até adultos de 29 anos tem que ter no cartão duas doses. De 30 a 49 anos tem que ter uma dose. Lembrando que as crianças de seis meses estão sendo vacinadas devidas ao surto no Brasil, porque o calendário normal delas é a partir de um ano”, informou Gisele.

Clique aqui para conferir o cronograma especial de vacinação contra Sarampo da Secretaria Municipal de Saúde.

O sarampo é uma doença respiratória grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Os primeiros sinais da doença são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA  A VACINA CONTRA O SARAMPO

• Todos os indivíduos de 1 a 29 anos de idade devem ter duas doses de vacina sarampo para serem considerados protegidos. Se você tomou só uma, como era feito no passado, precisa se revacinar;
  • Adultos entre 30 e 49 anos de idade, sem comprovação de nenhuma dose, devem receber pelo menos uma dose da vacina tríplice viral (SCR), que protege contra o sarampocaxumbarubéola.

17 de setembro de 2019 - 16:06

Data da Última Modificação: 17 de setembro de 2019 - 16:06