Visconde do Rio Branco, 17 de junho de 2019

PREFEITURA RECEBE APOIO DA PIF PAF PARA RECUPERAÇÃO DAS SERRAS

1 de fevereiro de 2019

EMPRESA SE COMPROMETE A DOAR PERFURADORES DE SOLO E ESTUDA OUTRAS FORMAS DE AUXILIAR NO PROJETO AMBIENTAL

O projeto de Recuperação das Serras de Piedade de Cima e Santa Maria da Prefeitura de Visconde do Rio Branco acaba de receber mais uma parceria. A empresa PifPaf Alimentos fez uma visita de campo à primeira propriedade a receber o cercamento de nascente para conhecer o trabalho e os servidores que realizam as obras, anunciando a doação de dois perfuradores de solo para auxiliar na montagem das cercas e plantio das mudas, além de demonstrar interesse em apoiar em mais ações ambientais.

Natália Carvalho, Especialista de Sustentabilidade, Paula, estagiária Ambiental e Claudemir Serighelli, Gerente Administrativo, foram os representantes enviados pela PifPaf Alimentos.  “A empresa está conhecendo o projeto e vendo a importância dele para a cidade, analisando a possibilidade de ajudar. É de nosso interesse auxiliar a comunidade a garantir o fornecimento de água. Já temos um início dessa parceria, que é a doação de dois perfuradores, para ajudar na fixação das cercas e abertura dos berços para o plantio das mudas, mas ainda levaremos mais ideias para a diretoria para sermos mais atuantes neste projeto”, disse Natália.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Franco, acompanhou a visita e se declarou satisfeito com a conclusão do primeiro cercamento, possibilitado pela doação de mourões, arames, grampos, etc, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Projeto Conexão Mata Atlântica (com recursos do Global Environment Facility – GEF). “A conclusão da proteção a estas duas primeiras nascentes é uma alegria. Nesta área serão plantadas as mudas de mata nativa e frutífera, com mão de obra da prefeitura e materiais doados pelo IEF/GEF.”. Ainda aqui no Corrégo dos Gatos, iremos fazer barraginhas e curvas de nível, para reterem as águas das chuvas. Estamos aguardando apenas o conserto das máquinas da Prefeitura, para iniciarmos essas obras,”  explicou João Paulo.

PROPRIETÁRIO RURAL CONTA DA SATISFAÇÃO DE PARTICIPAR DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

A propriedade Córrego dos Gatos, localizada no Floresta, é a pioneira do projeto Conexão Mata Atlântica. “Abracei o projeto porque todos nós hoje sofremos com a falta d’água, até mesmo a área rural. Ficou acordado que meu terreno receberá curva de nível, barraginhas, e o cercamento de duas nascentes, sendo que este último já terminou. Isso é bom para o meio ambiente, para nós, para a propriedade. No futuro ainda pretendo fazer um reflorestamento nas áreas altas para ajudar o sombreamento e na retenção da chuva, e a Prefeitura já ofereceu apoio técnico para isso. Estou otimista”, falou o proprietário Alaor Vilas Boas, que recepcionou pessoalmente os servidores da Prefeitura e os representantes da PifPaf Alimentos.

“As parcerias e apoios são de fundamental importância para que este projeto siga adiante, pois a Prefeitura tem sofrido com o confisco de recursos que o Governo do Estado tem perpetuado. Agradecemos muito ao IEF por ter disponibilizado técnicos e materiais, além de mudas nativas para plantio. A aproximação da PifPaf Alimentos, a maior indústria de VRB, com este projeto nos trouxe muita expectativa. Já se comprometeram a doar os perfuradores, que vão agilizar e facilitar e muito o nosso projeto, e vamos fazer o possível para que estejam junto conosco, nesta caminhada, que está só começando. Todos nós precisamos de água para viver e saber que a cada dia mais pessoas se somam ao projeto de Recuperação Ambiental nos dá ainda mais motivação”, afirmou o Prefeito Iran.



4 de fevereiro de 2019 - 11:52

Data da Última Modificação: 4 de fevereiro de 2019 - 11:52

Comments are closed.