Visconde do Rio Branco, 15 de dezembro de 2019

PRELIMINAR DO PLANO DIRETOR E MOBILIDADE URBANA É APRESENTADA AO PREFEITO IRAN

31 de outubro de 2019

UFV E COMISSÃO DE SERVIDORES FORMULAM MUDANÇAS NO TRÂNSITO E MAPAS INÉDITOS DE VRB

A compilação preliminar da revisão do Plano Diretor e a construção do Plano de Mobilidade Urbana foi apresentada ao Prefeito Iran na última quinta-feira (24). Os estudos foram conduzidos pelos professores da Universidade Federal de Viçosa e por comissão de servidores municipais, elaborados através de audiências públicas nos bairros e áreas rurais, visitas de reconhecimento, levantamento de dados do cadastro imobiliário entre outras variáveis que colaboram para o planejamento. O objetivo é projetar o crescimento e desenvolvimento urbano para os próximos dez anos, em conformidade com o Estatuto das Cidades.

FORMULAÇÃO DE MAPAS INÉDITOS PROPORCIONAM MELHOR VISÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DE VRB

Segundo a equipe da UFV, a base de informações da Prefeitura evoluiu muito, o que enriquece os projetos. “Tenho dito que estamos mais para fazer um novo Plano Diretor do que uma revisão. Isso porque quando fizemos em 2006 o primeiro PD da cidade, o fundamento de dados municipais era pequeno. Então, tivemos uma surpresa ao verificar a evolução no Cadastro Municipal em termos de base de informações, hoje bastante ampla, o que tem permitido desenvolver reflexões e análises que permitem pensar no desenvolvimento no sentido social, econômico e ambiental. Estamos planejando a distribuição da população, tanto na área urbana e rural, e áreas de expansão. Tem a questão da possiblidade de promover desenvolvimento com a inclusão de serviços e indústrias em regiões específicas. E o mais relevante que hoje estamos conseguindo com a equipe da Prefeitura elaborar um conjunto de mapas que são de extrema importância para promover a ocupação do território por meio da identificação e melhor qualificação do micro zoneamento, analisando com mais propriedade o estabelecimento de parâmetros urbanístico”, explicou Antônio Tibiriçá, professor da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFV.

A equipe planeja uma reunião para apresentar a versão preliminar dos Planos para os delegados eleitos durante as audiências públicas, retornando para a população as soluções formuladas para os problemas apresentados durante as reuniões. “Fizemos as reuniões temáticas, onde as pessoas foram ouvidas, e agora estamos fazendo a parte mais técnica, que envolve a elaboração de mapas, zoneamento municipal e setorização da cidade. Hoje, temos mapas inéditos, como da Rede Hidrográfica, formulado a partir do Cadastro Ambiental Rural (CAR), de onde localizamos as nascentes registradas e traçamos os córregos e rios que atravessam a cidade. Também foi feito o mapa da estrutura viária rural, que mostra todas estradas as já asfaltadas e as que ainda serão, as que tem uma largura maior ou mais estreita, enfim, mapas importantes para o Plano Diretor.  Nós estamos finalizando tudo e em breve haverá uma reunião com os delegados, eleitos pela população”, informou Gabriela Toledo Rodrigues, Arquiteta da Prefeitura.

ALTERAÇÕES PROPOSTAS NA MOBILIDADE URBANA JÁ SERÃO APLICADAS

Parte das alterações propostas pela preliminar do Plano de Mobilidade Urbana já serão aplicadas, como afirmou o Prefeito Iran. “Vamos fazer algumas mudanças para otimizar o trânsito da cidade, pois já temos novas ruas e avenidas que comportam estas melhorias. A Prefeitura fará um aditivo no convênio porque a UFV vai precisar de um tempo a mais, até março e abril do ano que vem, para finalizar o trabalho. A partir de então, teremos condições de ter uma cidade planejada, mostrando um caminho a ser percorrido nos próximos dez anos, dando um norte para o crescimento e desenvolvimento da cidade em que a população seja a maior beneficiada”.

31 de outubro de 2019 - 15:16

Data da Última Modificação: 31 de outubro de 2019 - 15:16