Visconde do Rio Branco, 18 de dezembro de 2017

PRIMEIRA FLORAÇÃO DOS IPÊS DO CALÇADÃO DO RANCHO VERDE

11 de outubro de 2017

ÁRVORES SÃO RESULTADO DO REPLANTIO FEITO PELA PREFEITURA APÓS VANDALIZAÇÃO DE 87 MUDAS ADULTAS EM 2013

O mês de setembro de 2017 ficará marcado pela primeira floração de 74 ipês rosas e roxos do Calçadão do Rancho Verde, replantados pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco em 2013 após atos de vandalismo. O paisagismo foi planejado para oferecer conforto e segurança para os pedestres, e para que as mudas replantadas alcançassem a floração, a Prefeitura contou com o apoio da população, que foi conscientizada e se mobilizou para proteger as árvores.

Ipês na Avenida Dr. Lelé

Uma moradora do Rancho Verde, Adriana Alves, de 34 anos, contou que se lembra de quando quebraram as mudas. “As árvores já estavam tão bonitas, foi uma pena. Depois que foram replantadas, meus vizinhos e eu ajudamos a vigiar, inclusive nossas crianças também ajudaram. Hoje todo mundo está vendo como a rua está linda, dando alguma sombra, purificando nosso ar e também ajudando a produzir água”, relatou Adriana.

O Diretor de Praças e Jardins, Luiz Mendonça, explicou que a arborização tem custo alto. “Temos um viveiro próprio onde fazemos nossas mudas, o que gera economia pois a Prefeitura não precisa comprar. Porém, compramos sementes, adubo, tem custo com irrigação, cuidados, isso até alcançar o tamanho de ser plantado. É frustrante quando acontece vandalismo, além de ser prejuízo para os cofres públicos. Aqui, conversamos com os moradores do Rancho Verde e Piedade e eles se comprometeram a cuidar. De fato, a estratégia deu certo e hoje podemos apreciar as primeiras flores”, disse Luiz.

PREFEITURA CONTA COM POPULAÇÃO PARA PROTEGER ARBORIZAÇÃO

“Plantamos ipês no Calçadão, na Av. Dr. Lelé, na Av. Zumbi dos Palmares, na descida para a Cohab I e em outros lugares, além das várias espécies que plantamos em toda cidade. Infelizmente, muitas delas não chegam à fase adulta porque há algumas pessoas que não tem consciência ambiental e, na calada da noite, destroem este bem que é de toda população. Então, pedimos a todo cidadão que nos ajude a vigiar e cuidar das nossas árvores, das mudas que plantamos nas ruas. São espécies escolhidas de acordo com as especificidades do local, pensando na fiação, nas calçadas, nas casas, tudo é planejado. Contamos com isso para que VRB se torne uma cidade mais verde”, afirmou o Prefeito Iran.

11 de outubro de 2017 - 13:39

Data da Última Modificação: 11 de outubro de 2017 - 13:39