Visconde do Rio Branco, 15 de novembro de 2019

PRODUTORES RURAIS RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS NA AGRICULTURA

19 de setembro de 2019

EVENTO PROMOVIDO PELA EMATER E PREFEITURA FOCALIZOU O USO DE INIMIGOS NATURAIS EM DIFERENTES TIPOS DE CULTURAS

O controle biológico de pragas na agricultura foi a pauta de mais um seminário promovido pela Emater Minas Gerais em parceria com a Prefeitura de Visconde do Rio Branco. Realizado no último dia 12, o evento capacitou produtores rurais sobre as técnicas de utilização de inimigos naturais visando reduzir os danos causados a diferentes tipos de culturas, como cana-de-açúcar, milho, feijão, hortaliças, frutíferas, pastagens, entre outras.

De acordo com o Técnico em Agropecuária da Emater, José Domingos Telles, o público participante da ação, se mostrou receptivo e interessado no tema focalizado. “O nosso objetivo foi apresentar aos produtores uma nova tecnologia, que até então a maior parte deles não conhecia. Abrangemos muito pouco do que é o controle biológico, mas a intenção era despertar o interesse para essa técnica. Escolhemos as culturas que são mais produzidas no município e além da parte conceitual, falamos sobre a tendência de mercado, os principais parasitoides e predadores, e também a respeito de como é o manejo operacional. Mostramos ao público como é realizada de fato a atuação desses inimigos naturais e percebemos que o público presente ficou admirado ao verem um inseto predando uma praga que traz problemas para a lavoura sem prejudicar meio o ambiente”, relatou o profissional.

O próximo evento preparado pela Emater com o apoio Prefeitura é a etapa Visconde do Rio Branco do Circuito Frutifica Minas, que acontecerá no dia 03 de outubro, a partir de 12h30 no salão do Anexo Administrativo. “O Frutifica Minas foi uma iniciativa da Emater e posteriormente incorporada pela Secretaria Estadual de Agricultura, envolvendo todas as instituições voltadas para o setor agropecuário. O objetivo principal é fazer uma campanha para que o produtor rural veja que na sua propriedade ainda há a possibilidade de empreender outras ações que venham gerar renda, e a fruticultura é uma atividade que cabe muito bem nessa proposta”, finalizou José Domingos.

19 de setembro de 2019 - 15:49

Data da Última Modificação: 19 de setembro de 2019 - 15:49