Visconde do Rio Branco, 31 de março de 2020

PREFEITURA INICIA REVISÃO DO PLANO DIRETOR E PLANO DE MOBILIADE URBANA

22 de março de 2018

 

CONSULTORIA ESPECIALIZADA DA UFV É CONTRATADA PARA REVISAR REGRAS DE OCUPAÇÃO E MOBILIDADE

No início de março, uma comitiva de professores da Universidade de Viçosa visitaram Visconde do Rio Branco para reunião com o Prefeito e Secretários, para discutir a revisão do Plano Diretor e a construção do Plano de Mobilidade Urbana. A Prefeitura firmou convênio com a UFV para estas ações e, após a reunião, os profissionais foram conduzidos em uma visita de reconhecimento das principais ruas e avenidas, verificando in loco os principais pontos problemáticos e as obras realizadas para melhorar o fluxo de veículos, como a Av. Dr. Lelé a Av. Zumbi dos Palmares.

A população será convidada para discutir diretrizes que serão estabelecidas em audiências públicas, visto que os Planos interferem diretamente na vida dos cidadãos, de onde serão eleitos delegados para acompanhar e aprovar as propostas. “O Plano Diretor, que define como a cidade deve crescer, completou dez anos precisa de revisão, pois a realidade é bem diferente agora. Plano de Mobilidade será o primeiro que a cidade terá. Todo mundo faz planejamento, se organiza, para atingir objetivos, e temos que fazer isso com a cidade. Novas indústrias surgiram, o número de automóveis aumentou, a população que cresceu, enfim, tudo isto será analisado em conjunto com os servidores e com a população, que participará através de audiências públicas”, explicou o Professor Ítalo Stephan, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela USP.

Outro ponto a ser revisto nesta parceria é o Código de Obras, que atualmente é denominado de Ordenamento Territorial. “Toda esta previsão consiste em planejar as ocupações, no potencial do aproveitamento das infraestruturas existentes e no assegurar da preservação de recursos limitados. Temos ferramentas como o Geodados, com informações sobre edificações, terrenos, equipamentos públicos, entre outros, que também vai ajudar muito neste estudo”, falou João Paulo Franco, Secretário Municipal de Obras, Mobilidade Urbana, Agricultura e Meio Ambiente.

PREFEITO RESSALTA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO POPULAR

A aprovação dos Planos é importante para o município, estando atrelada até mesmo a recursos que a cidade pode conquistar. “A partir de 2019, emendas parlamentares para mobilidade urbana serão afetadas pela falta do Plano de Mobilidade. Por isso, estamos nos antecipando para formular os dois planos em conjunto. Com isso, teremos regras claras para a cidade crescer, definindo, por exemplo, para onde deve ser direcionado o crescimento urbano, tamanho mínimo de lotes, entre outras regras que hoje não são claras. Por afetar tanto a vida dos cidadãos, a participação da população é imprescindível, ajudando a escolher o melhor para todos”, afirmou o Prefeito Iran.

 



22 de março de 2018 - 15:31

Data da Última Modificação: 22 de março de 2018 - 15:31

Comments are closed.

Abrir Zap
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Powered by