Visconde do Rio Branco, 22 de setembro de 2019

PROFISSIONAIS DE SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE HANSENÍASE

27 de agosto de 2019

PRIMEIRA TURMA DA OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO E ATUALIZAÇÃO SOBRE A DOENÇA FOI REALIZADA NA ÚLTIMA SEXTA PELA PREFEITURA

Um significativo público composto por diferentes profissionais da área de saúde compareceu à Sala de Sessões da Câmara de Vereadores na última sexta-feira (23) para participar da primeira turma da capacitação sobre hanseníase, realizada pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco. O evento teve o propósito de promover uma atualização de conhecimento junto às pessoas que trabalham nos cuidados de pacientes acometidos pela doença, visando qualificá-las para oferecer além do atendimento ainda mais eficaz, uma melhor atuação no controle de transmissão da enfermidade.

A temática abordada foi ministrada pelo médico Dr. Miguel Slaibi, que é monitor de hanseníase da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e possui título de especialista na patologia. “A hanseníase é muito comum em Minas Gerais e precisamos que as equipes dos PSF’s tenham um conteúdo mais atualizado a respeito da doença, para que possam fazer o diagnóstico precoce, evitando incapacidades. Acho que é muito bem vindo esse tipo de treinamento, a partir daqui outras capacitações virão com certeza, porque a hanseníase afeta o organismo todo. Então, devemos ter um olhar diferenciado para essa doença”, disse Dr. Miguel.

Idealizadora da iniciativa, a enfermeira do Centro de Saúde Beira Rio, Gisele Andrade, destacou que a oficina de sensibilização à hanseníase é o pontapé inicial para um novo trabalho que começará a ser desenvolvido na cidade. “Essa capacitação marca o início do projeto chamado “De Mãos Dadas”, que terá no dia 30 de setembro, um encontro com os pacientes em tratamento da hanseníase. Já estamos captando voluntários em todos os PSF’s para trabalharem com esse público. Então, nós vamos sair do atendimento médico e de enfermagem, para termos fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, formando uma equipe multidisciplinar para tratar as incapacidades desses pacientes. O nosso município está sendo pioneiro em Minas Gerais em relação a esse grupo de autocuidado”, relatou Gisele.

A segunda turma da capacitação acontecerá na próxima sexta-feira (30), a partir de 12h30, também na Câmara de Vereadores.



27 de agosto de 2019 - 19:19

Data da Última Modificação: 27 de agosto de 2019 - 19:19

Comments are closed.