Visconde do Rio Branco, 22 de fevereiro de 2020

18 de julho de 2017

PASSEIO TURÍSTICO CONTARÁ COM TRANSPORTE GRATUITO DA PREFEITURA

Trechos do Caminho da Água Santa

O projeto de Educação Ambiental para Estudantes da Escola Públicas no Caminho da Água Santa foi aprovado para receber recursos Estaduais, destinados para implantar infraestrutura necessária para visitação turística. O Projeto demonstrou ao Governo de Minas como a 1ª Caminhada Ecológica, realizada em 2015, proporcionou visitas ao conjunto de doze nascentes que formam o Caminho e também estimulou práticas esportivas ao ar livre e o turismo ecológico e rural. Por isso, a proposta da Prefeitura de Visconde do Rio Branco foi aprovada e o projeto receberá o investimento de R$40 mil do Estado.

Uma das caminhadas ecológicas realizadas após a abertura do Caminho da Água Santa pela Prefeitura, em 2014

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, foi a responsável por apresentar a proposta ao Estado.  “Mostramos como a visita guiada em 2015, levando ônibus escolares com programação especial, atraiu grande público para um tema importante, que é a preservação ambiental, e que poderia ser melhor aproveitado com uma pequena infraestrutura, como placas de sinalização e advertência, parapeitos, banheiros públicos, abrigos para intempéries, uma pequena arquibancada para rodas de conversas. Com isso, conseguimos os investimentos Estaduais, e a Prefeitura dará contrapartida com transporte e lanche”, disse o Secretário da Pasta, Cléber Lima.

PREFEITURA TRABALHA NA VALORIZAÇÃO DO TURISMO E HISTÓRIA E VRB

O Caminho da Água Santa, localizado na Serra de Santa Maria, possui um conjunto de doze nascentes e foi reaberto pela Prefeitura em março de 2015, após obras como ampliação da estrada, cascalhamento, paisagismo em olhos-dágua e a implantação de uma fonte em pedra sabão na nascente principal. Antigo caminho de tropeiros durante o Brasil colônia, o Caminho tem importância histórica e cultural para a região, além de ter um lindo acervo paisagístico, tendo vista para bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (a qual pertence o Rio Xopotó) e, a poucos metros, a bacia do Rio Doce.

O recurso estadual será utilizado nas visitas que ocorrerão entre agosto e novembro deste ano. “O Caminho da Água Santa está inserido na Área de Proteção Ambiental e a visitação guiada é uma forma excelente de promover a preservação ambiental. O que as pessoas conhecem e gostam, preservam. Esse é o objetivo”, falou o Prefeito Iran.

18 de julho de 2017 - 11:14

Data da Última Modificação: 18 de julho de 2017 - 11:14