Visconde do Rio Branco, 22 de fevereiro de 2020

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁGUA SANTA RECEBE RECURSOS ESTADUAIS

18 de julho de 2017

PASSEIO TURÍSTICO CONTARÁ COM TRANSPORTE GRATUITO DA PREFEITURA

Trechos do Caminho da Água Santa

O projeto de Educação Ambiental para Estudantes da Escola Públicas no Caminho da Água Santa foi aprovado para receber recursos Estaduais, destinados para implantar infraestrutura necessária para visitação turística. O Projeto demonstrou ao Governo de Minas como a 1ª Caminhada Ecológica, realizada em 2015, proporcionou visitas ao conjunto de doze nascentes que formam o Caminho e também estimulou práticas esportivas ao ar livre e o turismo ecológico e rural. Por isso, a proposta da Prefeitura de Visconde do Rio Branco foi aprovada e o projeto receberá o investimento de R$40 mil do Estado.

Uma das caminhadas ecológicas realizadas após a abertura do Caminho da Água Santa pela Prefeitura, em 2014

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Lazer, foi a responsável por apresentar a proposta ao Estado.  “Mostramos como a visita guiada em 2015, levando ônibus escolares com programação especial, atraiu grande público para um tema importante, que é a preservação ambiental, e que poderia ser melhor aproveitado com uma pequena infraestrutura, como placas de sinalização e advertência, parapeitos, banheiros públicos, abrigos para intempéries, uma pequena arquibancada para rodas de conversas. Com isso, conseguimos os investimentos Estaduais, e a Prefeitura dará contrapartida com transporte e lanche”, disse o Secretário da Pasta, Cléber Lima.

PREFEITURA TRABALHA NA VALORIZAÇÃO DO TURISMO E HISTÓRIA E VRB

O Caminho da Água Santa, localizado na Serra de Santa Maria, possui um conjunto de doze nascentes e foi reaberto pela Prefeitura em março de 2015, após obras como ampliação da estrada, cascalhamento, paisagismo em olhos-dágua e a implantação de uma fonte em pedra sabão na nascente principal. Antigo caminho de tropeiros durante o Brasil colônia, o Caminho tem importância histórica e cultural para a região, além de ter um lindo acervo paisagístico, tendo vista para bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (a qual pertence o Rio Xopotó) e, a poucos metros, a bacia do Rio Doce.

O recurso estadual será utilizado nas visitas que ocorrerão entre agosto e novembro deste ano. “O Caminho da Água Santa está inserido na Área de Proteção Ambiental e a visitação guiada é uma forma excelente de promover a preservação ambiental. O que as pessoas conhecem e gostam, preservam. Esse é o objetivo”, falou o Prefeito Iran.



18 de julho de 2017 - 11:14

Data da Última Modificação: 18 de julho de 2017 - 11:14

Comments are closed.