Visconde do Rio Branco, 19 de junho de 2019

PROJETO DO LAR SÃO JOÃO BATISTA LEVA IDOSOS PARA EXERCÍCIOS NA PRAÇA 28 DE SETEMBRO

19 de março de 2019

AÇÃO OBJETIVA TRANSFORMAR SESSÕES DE FISIOTERAPIA EM PASSEIOS QUE POSSIBILITEM INTEGRAÇÃO COM A POPULAÇÃO

Um novo projeto iniciado na última terça-feira (19) levou os idosos do Lar São João Batista para uma sessão de fisioterapia coletiva na Praça 28 de Setembro. A iniciativa que se repetirá em outras três datas tem o objetivo de transformar as atividades físicas que acontecem rotineiramente em passeios que possibilitem mais integração entre os moradores do Lar e a população.

O mentor da ação foi o Fisioterapeuta Dhiefersom Cristofer. “Para eles é bom passear na Praça, ver gente diferente e também serem vistos, pois assim conseguiremos sensibilizar os rio-branquenses, que poderão nos apoiar com visitas e atenção. Hoje conseguimos trazer 17 dos 22 idosos, o que não foi fácil, porém já percebemos que houve uma maior motivação durante os exercícios. Toda terça e quinta temos a fisioterapia no Lar, mas aqui existe o incentivo das pessoas que assistem e aplaudem, contribuindo para que as atividades propostas sejam feitas da melhor maneira possível”, contou o profissional.

O curso técnico de enfermagem do Colégio Municipal Rio Branco é parceiro da iniciativa. “Trouxemos 14 alunos para participar do atendimento aos idosos. Ao mesmo tempo em que ajudam, desempenham a função que futuramente terão, de cuidar das pessoas, despertando o afeto e o acolhimento”, disse a Supervisora do curso, Marli Medeiros. As próximas sessões de fisioterapia coletiva acontecerão nos dias 26 de março e 02 e 09 de abril, sempre às 09h.

PREFEITURA MANTÉM CONVÊNIO COM LAR DE IDOSOS

Desde 2013, quando o antigo Abrigo Ruy Bouchardet foi interditado pelo Ministério Público, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco mantém um convênio com as Obras Sociais da Paróquia de São João Batista a fim de custear um local adequado para a moradia dos idosos. Após quase cinco anos funcionando em uma casa no bairro Jardim Alice, o Lar São João Batista foi transferido pela Gestão Municipal para um sítio, situado na Cohab 1, que dispõe de espaço arborizado e gramado, alas feminina e masculina independentes, varanda ampla, horta adaptada, galinheiro e várias  outras características que aumentaram a qualidade de vida dos moradores, além de melhorar as condições de trabalho dos funcionários.

“Em um momento de crise financeira como o que estamos atravessando, é preciso muito empenho para honrar compromissos como o do Lar São João Batista, pois não é um dever legal da Prefeitura, mas trata-se de uma causa justa que nós escolhemos apoiar. Reformamos o novo sítio onde estão hoje e sustentamos o convênio de R$19 mil mensais para manutenção, pagamento da folha e aluguel. Ainda assim, mais ajudas se fazem necessárias e convidamos toda a população para ir conhecer este lugar tão agradável, doando um pouco atenção e carinho, que serão importantes para bem-estar destes idosos”, afirmou o Prefeito Iran.

Lar de Idosos São João Batista

Endereço: Rua Valdir Furtado, s/n, Bairro Cohab I