Visconde do Rio Branco, 15 de dezembro de 2019

RECURSOS DA PREFEITURA AUXILIAM ESCOLINHA DE FUTEBOL QUE BENEFICIA QUASE 90 CRIANÇAS

28 de novembro de 2019

CONVÊNIO COM REAL MATISMO POSSIBILITA APOIO PARA MANUTENÇÃO DE PROJETO REALIZADO NO CAMPO DO BARREIRO

Palco de importantes conquistas do esporte rio-branquense nos áureos tempos do Cruzeiro do Barreiro, o Estádio Alphonse Lambert abriga, desde abril do ano passado, as atividades da Escolinha de Futebol Unidos do Rio Branco (URB). Beneficiando quase 90 crianças de seis a 13 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade, o projeto tem o propósito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida do público atendido, estimulando o convívio social e coletivo. A iniciativa é apoiada pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco que, além de autorizar a utilização do espaço onde os treinamentos são ministrados, recentemente celebrou um convênio para colaborar financeiramente com a manutenção do trabalho e a aquisição de materiais como bolas, cones, uniformes e chuteiras.

Os recursos estão sendo repassados por meio do Real Matismo Futebol Clube, única entidade esportiva da cidade que possui a documentação regularizada e legalmente apta a receber investimentos públicos. “Estamos desenvolvendo um trabalho bacana, que agrega coisas boas para a garotada e está sendo muito produtivo. Infelizmente o URB ainda não tem a documentação necessária e diante disso, nós corremos atrás de uma associação regularizada e de três meses para cá, passamos a contar com uma verba oriunda da Prefeitura através do Real Matismo”, explicou Reinaldo Júnior da Silva, coordenador do projeto.

Com experiência de 17 anos à frente de equipes de categorias de base de VRB, Reinaldo valorizou o auxílio fornecido pela Gestão Municipal. “Mexo com futebol há bastante tempo e é difícil aparecer pessoas para apoiar. Conseguimos um recurso da Prefeitura, que reconhece o nosso trabalho e isso está sendo importante para a gente. Graças a Deus, estamos dando um suporte para muitos meninos não só do Barreiro, mas da Tia Velha e Filipinho, que são comunidades carentes. Algumas crianças sequer possuem condições de comprar material e no dia em que liberamos pares de chuteiras novos, foi gratificante ver a alegria delas, ao saírem correndo pelo campo, chorando, pulando e se divertindo. Isso não tem preço que pague”, destacou.

PREFEITO IRAN EXALTA TRABALHO SOCIAL DESENVOLVIDO NO CAMPO DO BARREIRO

“No ano passado, o Vereador Alex nos apresentou o trabalho que a Escolinha URB desenvolvia no Mutirão e sugerimos que ela fosse transferida para o campo do Barreiro, que adquirimos em 2013. Desde então, dentro das nossas possibilidades, procuramos ajudá-la de uma forma mais efetiva. Porém, esbarramos na questão burocrática, uma vez que para a celebração de convênio, a associação precisa estar totalmente legalizada, caso do Real Matismo, a quem destinamos os recursos que são investidos para o custeio do projeto. É uma iniciativa digna de aplausos e fundamental para mudar a perspectiva de vida das crianças que são atendidas, tendo em vista os inúmeros benefícios que só o esporte é capaz de proporcionar. Estamos muito satisfeitos por essa parceria”, afirmou o Prefeito Iran.

O Vereador Alex Coelho destacou a importância de aproveitar o Estádio Alphonse Lambert para a realização de um trabalho social. “Conhecendo a competência do Reinaldo, resolvemos realizar um projeto com mais consistência dentro do esporte. Em conversa com o Prefeito Iran, ele nos disponibilizou o campo do Barreiro e nós achamos importante aproveitar aquela área, pois vimos que ali, um trabalho social seria fundamental para comunidade em si e as localidades próximas. Com poucos recursos e muitas dificuldades, mas com a ajuda de amigos, estávamos mantendo esse projeto. E, agora, através do  Real Matismo, conquistamos um apoio financeiro do município para dar continuidade ao nosso objetivo, que é proporcionar qualidade de vida e oportunidades a essas crianças”, relatou Alex.

DIRETOR DE CONVÊNIOS DETALHA PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE ASSOCIAÇÕES RECEBAM RECURSOS DA PREFEITURA

O Diretor de Convênios, Sérgio Faêda Junior salientou que possuindo a documentação necessária, qualquer associação que preste serviços sociais poderá pleitear investimentos da Prefeitura. “Receber dinheiro do Administração Municipal é um pouco burocrático, por conta de uma lei federal, não sendo uma imposição do Prefeito. Em regra, a instituição deve nos apresentar um plano de trabalho e ter uma documentação fiscal que comprove que ela existe e está cadastrada nos órgãos dos governos estadual e federal e, que  seu funcionamento seja reconhecido por uma autoridade pública municipal. Estamos à disposição dos cidadãos e das entidades para prestar os devidos esclarecimentos e receber a solicitação dos recursos, que serão deferidos conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura”, detalhou Faêda.

28 de novembro de 2019 - 20:34

Data da Última Modificação: 28 de novembro de 2019 - 20:34