Visconde do Rio Branco, 29 de março de 2020

SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE CONFIRMA CASO DE SARAMPO EM VRB

29 de outubro de 2019

CRIANÇA FOI ATENDIDA PELA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE E JÁ ESTÁ RECUPERADA

A Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, na última sexta-feira (25), um caso de sarampo registrado em Visconde do Rio Branco. O paciente era uma criança do sexo masculino, de 08 meses, notificada com suspeita de Sarampo no dia 27 de junho. A investigação da Vigilância Epidemiológica Municipal produziu um relatório em que consta um histórico de viagem durante provável período de infecção, entre os dias sete a 21 de junho, antes do surgimento dos sintomas. Seguindo o protocolo para evitar novas contaminações, a Secretaria Municipal de Saúde realizou ações de prevenção, como bloqueio vacinal dos contatos e proximidades do domicílio.

Thiago de Castro, Secretário Municipal de Saúde, informou que todo o tratamento da criança foi disponibilizado pela Rede SUS. “Assim que foi detectada a suspeita de sarampo, proporcionamos acompanhamento médico e medicamentos gratuitos. Colhemos o material e enviamos para a SES analisar, mas antes mesmo do resultado do exame, que só foi confirmado pelo Estado por e-mail na semana passada, providenciamos todos os cuidados necessários para que outros casos não surgissem a partir desse. Estamos satisfeitos porque conseguimos isolar o fato e a criança já está bem, sem nenhuma sequela. Provavelmente, foi infectada em outra cidade, pois há registro de viagem nos dias prováveis do contágio, então, não há motivo para mais preocupações por parte da população”, confirmou o Secretário.

PREFEITURA PROSSEGUE COM CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

A fim de proteger a população, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco está com trabalho especial de vacinação contra o sarampo desde o dia 22 de agosto em todas as 10 unidades da Estratégia Saúde da Família, incluindo cronograma de atendimentos aos sábados nas áreas consideradas prioritárias. A ação atende a crianças de seis meses a menores de um ano, e também verifica a situação vacinal de jovens, adultos e idosos, imunizando pessoas que não tomaram as doses recomendadas. No próximo dia nove de novembro, a ação será realizada na Praça 28 de Setembro.

CONFIRA A CRONOLOGIA DO CASO CONFIRMADO DE SARAMPO

Foi realizada coleta da 1° amostra de sorologia, urina e swab naso orofaringe no dia 01/07/2019 e roteiro de investigação. Após 22 dias da 1° coleta, foi coletado a 2° amostra.

Foram obtidos os resultados da 1° amostra em 08/07/2019 e da 2° amostra em 23/07/2019.

Todos os resultados de exames foram encaminhados para a Gerência Regional de Saúde de Ubá.

No dia 25/10/2019, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um e-mail da COE-S (Centro Operação de Emergência em Saúde-Sarampo) confirmando o caso como positivo para sarampo.

29 de outubro de 2019 - 16:08

Data da Última Modificação: 29 de outubro de 2019 - 16:08