Visconde do Rio Branco, 21 de setembro de 2017

SEMANA DOS MUSEUS MOVIMENTA CULTURA DE VRB

15 de maio de 2017

EVENTO ACONTECEU DE 06 A 09 DE MAIO NO TEATRO DO MUSEU MUNICIPAL

O Museu Municipal de Visconde do Rio Branco celebrou a 15ª Semana dos Museus entre os dias 18 a 21 de maio. O destaque do evento foi a homenagem ao centenário da Igreja Matriz de São João Batista. A Semana faz parte do calendário nacional programado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), recebendo apoio da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A Semana dos Museus é uma oportunidade para conhecer a história e a cultura local, preservadas em objetos que podem ser encontrados no museu. “Quem pensa em museu, pensa no futuro, pois a memória da cidade é fundamental para refletirmos o que queremos do nosso futuro. Fiquei surpreso com o público e com a história de formação do Museu”, contou José Geraldo Begname, Professor de História que compareceu à Semana.

Uma das atrações musicais foi a Concertina* de José Rego, português radicado em VRB há mais de dez anos. “Toquei músicas tradicionais da região de Portugal, canções folclóricas, algumas com mais de 300 anos. Parte destas músicas são de um legado céltico, povos que viveram por lá e nos deixaram muito vigor e energia”, contou o músico. “Foi mais um ano em que celebramos a vitalidade do nosso Museu, com crescimento do acervo e fomento da pesquisa”, disse Theresinha de Almeida Pinto, Fundadora e Diretora do Museu Municipal.

*A concertina é um instrumento de palhetas livres, como os vários acordeões e gaita. Ele tem um fole, e botões normalmente em ambas os lados. Quando pressionado, os botões se movem na mesma direção como o fole, ao contrário dos botões do acordeão, que se movem perpendicularmente ao fole. Além disso, cada botão produz uma nota, enquanto acordeões normalmente produzem acordes com um único botão.

15 de maio de 2017 - 19:34

Data da Última Modificação: 15 de maio de 2017 - 19:34