Visconde do Rio Branco, 19 de junho de 2019

SENAR REALIZA SEGUNDO CURSO GRATUITO EM VRB SOBRE USO DE DRONES NO CAMPO

3 de junho de 2019

PREFEITURA APOIOU CAPACITAÇÃO QUE HABILITOU PROFISSIONAIS PARA USO DA TECNOLOGIA CONFORME LEGISLAÇÃO DA ANAC

Visconde do Rio Branco recebeu o segundo curso sobre “Trabalhador da Mecanização Agrícola/ DRONE (Asa Rotativa) – Operações Básicas”, ofertado pelo Sistema Faemg/Senar Minas. A capacitação habilitou oito pessoas durante a segunda semana de maio, aprendendo sobre os conceitos da aviação civil, conhecendo a legislação e regulamentação vigente para uso da tecnologia aplicada no ambiente rural, além de estudar as mais modernas metodologias de planejamento na execução de voos, com foco nas diferentes áreas do agronegócio.

Profissionais e estudantes formaram a turma, entre eles, o angolano Aristides Oswaldo, Geógrafo que está cursando Doutorado na UFV. “O drone é uma tecnologia que tem sido muito utilizada, com diversas aplicações, e sempre foi meu interesse conhecer, uma vez que tenho doutorado em solo e nutrição de plantas e posso utilizar nas áreas de agricultura de precisão e mapeamento de terras”, contou Aristides.Há pouco tempo atrás, a forma mais avançada de monitoramento utilizava imagens de satélite, que tem um custo elevado, como relatou Lurian Cardoso, Engenheira Agrônoma que também esteve no curso.  “Trabalho em uma empresa de consultoria ambiental e rural e um dos produtos que temos é a delimitação de terras, com montagem de mapas para registro em cartório. Com o auxílio do drone conseguimos uma precisão muito boa, com imagens atuais e com custo acessível”, explicou Lurian.

O instrutor Cléverson Vieira contou que o curso tem foco na área rural, mas que as aplicações dos conhecimentos que são transmitidos vai muito além do campo. “Estamos focando no manejo e diagnóstico de lavouras, pastagens, mas o drone tem sido muito requisitado para áreas de segurança e filmagem de eventos. A importância da capacitação é que tem uma legislação a ser seguida e que o operador precisa conhecer, tomando os cuidados necessários para evitar acidentes e realizar um bom trabalho”, disse Cléverson. O Mobilizados do Sistema Faemg/Senar Minas, CléverCardoso, destacou que a gratuidade dos cursos possibilita o acesso a mais pessoas. “Um curso de Drone particular fica em mais de dois mil reais por pessoa, mas pelo Senar realizamos gratuitamente pela segunda vez aqui na cidade, o que no mercado tem um valor muito elevado. Estamos com participantes estudantes de Viçosa, Engenheiros Ambientais e Agrônomos e também Geógrafos, proporcionando maior profissionalismo e conhecimento de novas tecnologias”, falou Cléver.

Inscrições para os próximos cursos do Sistema Faemg/Senar Minas com apoio da Prefeitura de Visconde do Rio Branco:

Local: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, primeira sala do Anexo

Administrativo, Praça 28 de Setembro, s/n.

Horário de atendimento:7h às 17h.

Necessária apresentação Documento de Identidade e do NIRF (Número da

Identificação Rural Fiscal)