Visconde do Rio Branco, 21 de novembro de 2019

SERVIDORES DA PREFEITURA PARTICIPAM DE CURSO PARA CONSTRUÇÃO DE FOSSA ECOLÓGICA

17 de abril de 2019

TÉCNICA OFERTADA PELO SENAR, SERÁ APLICADA EM FUTUROS PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DOS RIOS DE VRB

Entre os dias 25 a 29 de março, servidores da Prefeitura de Visconde do Rio Branco participaram de treinamento e aperfeiçoamento na construção de fossa séptica ecológica, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de VRB em parceria com o sistema FAEMG/SENAR MINAS e apoio do Prefeitura. Realizado na comunidade rural do Bela Vista São Francisco, o curso capacitou os servidores para implantarem a técnica em sítios e fazendas que possuem minas e nascentes dos córregos e rios de VRB.

O conceito da fossa que foi ensinado é de Tanque de Evapotranspiração, um sistema de tratamento e reaproveitamento dos nutrientes do esgoto que possui uma vida útil superior a 50 anos e de manutenção simples.“Recebemos 13 participantes enviados pelas Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente e também de Obras (setor de saneamento) que construíram uma fossa séptica de evapotranspiração completa, inclusive utilizando materiais recicláveis como pneus e entulhos, materiais que comumente são mal descartados e que também acabavam contaminando o meio ambiente. O custo dela é muito baixo, utiliza pouco cimento, canos, mas o total não chega a 500 reais, são coisas facilmente encontradas na propriedade”, explicou Cléver Cardoso, Mobilizador do Senar em VRB.

O conhecimento adquirido pelos servidores será utilizado, futuramente, no projeto de Recuperação das Serras de Piedade de Cima e Santa Maria. “O intuito é fazer a recuperação de todo o rio, impedindo com essas fossas ecológicas que os dejetos sejam despejados nos cursos d’água. Neste primeiro momento, a prioridade são as Serras, mas iremos expandir para toda a área rural”, disse João Paulo Franco, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. “É uma excelente forma de tratar o esgoto no campo, já que não há essa alternativa, e o melhor com um custo muito baixo, longa vida útil e manutenção simples. O cuidado com o meio ambiente e com a provisão de recursos essenciais à vida como a água tem sido uma de nossas principais preocupações, recebendo investimento da Prefeitura como nunca antes foi realizado”, afirmou o Prefeito Iran.

17 de abril de 2019 - 11:04

Data da Última Modificação: 17 de abril de 2019 - 11:04