Visconde do Rio Branco, 21 de outubro de 2017

SUSTENTABILIDADE NORTEOU A 5ª FEIRA DE CIÊNCIAS, CULTURA E ARTE

11 de outubro de 2017

EVENTO MOVIMENTOU CERCA DE CINCO MIL ESTUDANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

A 5ª Feira de Ciências, Cultura e Arte das Escolas Municipais, realizada no dia 25 de agosto, movimentou a Praça 28 de Setembro com apresentações culturais e stands de apresentação com trabalhos de estudantes. O tema desta edição foi a sustentabilidade ambiental, que orientou tudo o que foi exposto na feira pelos cerca de cinco mil estudantes das 19 unidades educacionais da Rede de Educação da Prefeitura, que abrange desde a creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

A sustentabilidade tem como tripé a reciclagem e reutilização de objetos e a redução do consumo, hábitos abordados nos stands com explicações dos alunos. “As pilhas e baterias não podem ser jogadas no lixo comum, o certo é entrega-las na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que fica no Anexo Administrativo, e se for sucata de computador deixar no setor de Informática da Prefeitura. Eles encaminham para empresas que reciclam corretamente estes materiais”, comentou Aline Pacheco, de 12 anos, do 7° ano do Colégio Municipal Rio Branco.

As Creches e a Educação Infantil desenvolveram trabalhos com as crianças e os pais durante agosto. “Nosso trabalho foi em torno da horta orgânica. Trouxemos palestrantes para as crianças e familiares, explicando sobre o perigo dos agrotóxicos. Depois, visitamos duas hortas e implantamos a compostagem de resíduos de alimentos da merenda. Por fim plantamos uma horta orgânica na nossa escola, com auxílio dos agricultores do Assentamento Olga Benário, e todos os dias uma turminha rega as plantas, que serão adubadas com o húmus da nossa composteira”, explicou Celinha Ferraz, Supervisora da Escola Municipal Luiz soares da Rocha.

VISITANTES APRENDEM NOVOS HÁBITOS

“Vim para aprender com as crianças e também ver a apresentação da minha neta, de seis anos, que estuda na escolinha e dançou uma música muito linda sobre a boa alimentação. Fico feliz de saber que ela está aprendendo a se alimentar com saúde na escola, e acabo aprendendo através dela”, falou Dilma Pascini, de 65 anos. “Muito bom o conceito de utilizar materiais recicláveis para plantar condimentos. São ideias que dá para usar em casa”, disse Ilza Carla Ribeiro, de 40 anos. “Hoje, fiz pintura com tinta feita de alimentos que não faz mal para a pele e conheci uma casinha feita de caixinha de leite”, contou Sofia Rocha, de sete anos.

FEIRA CONTOU COM STAND DA TETRA PACK

A Prefeitura, através da empresa Tial Alimentos, conseguiu uma parceria com a Tetra Pack para o projeto “Caminho da Reciclagem”, que fez oficinas nas escolas e uma apresentação especial na Feira. “Explicamos o processo de fabricação das embalagens Longa Vida, toda com material com certificação ambiental, e principalmente sobre o descarte consciente, pois as caixas são 100% recicláveis”, contou Daniela dos Santos, representante da Tetra Pack.

PREFEITURA INVESTE NA APROXIMAÇÃO DAS ESCOLAS COM COMUNIDADE

“Foi um momento rico, onde os alunos e os professores puderam apresentar para a comunidade o que foi desenvolvido em sala de aula como projetos de reciclagem, reutilização, comidas orgânicas, enfim, foram 19 stands promovendo a ideia de que podemos ter um mundo melhor e mais saudável”, disse a Secretária Municipal de Educação, Mônica Aad.

O Prefeito Iran destacou que o tema da Feira, Sustentabilidade, casou com o atual momento da Gestão Municipal. “Desde 2013 temos trabalhado neste sentido, formulando o Plano Municipal de Saneamento Básico, que agora nos permitiu assinar um convênio com o Governo do Estado para que a partir do ano que vem a COPASA inicie o tratamento de esgoto, iniciando a recuperação do rio Xopotó. Uma obra a ser realizada em quatro anos. Aliado a isto, estamos preparando um convênio com a UFV para um projeto piloto de recuperação de nascentes na Serra da Piedade. São ações concretas para garantirmos nossa sobrevivência”, afirmou o Prefeito Iran.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

11 de outubro de 2017 - 13:48