Visconde do Rio Branco, 14 de agosto de 2018

VIVEIRO MUNICIPAL É PREPARADO PARA FORNECER MUDAS PARA RECUPERAÇÃO DA SERRA DE PIEDADE

9 de fevereiro de 2018

CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA E UFV PREVÊ RECUPERAÇÃO DE MAIS DE 100 NASCENTES E ABERTURA DE BARRAGINHAS

O Viveiro Municipal, localizado próximo ao campo de aviação, será o fornecedor de mudas para o projeto piloto que a Prefeitura de Visconde do Rio Branco assumiu com a Universidade Federal de Viçosa para recuperar as nascentes da Serra da Piedade, que já é uma área de proteção ambiental e possui os principais mananciais que abastecem VRB. No dia 29 de janeiro, representantes da UFV estiveram no local para averiguar a produção e planejar a ampliação, já que até o fim do ano cerca de 10 mil mudas nativas estarão prontas para o começo do plantio.

A Universidade está orientando tecnicamente os funcionários da Prefeitura para a adaptação do viveiro. “As mudas precisam ser rustificadas, que é um processo de preparação para o ambiente mais difícil em que será plantada, que tem menos água e mais sol. Ela precisa disso para sobreviver e, no futuro, ajudar na produção de água”, explicou o professor André Luiz Lopes de Faria, chefe do Departamento de Geografia da UFV. “Felizmente, serão poucas mudanças que iremos fazer para atender a demanda do projeto. Temos excelente mão de obra e um local que a maioria das Prefeituras não possuem, o que gera uma economia muito grande já que não teremos que comprar as mais de 100 mil mudas para os quatro anos de trabalho”, informou João Paulo Franco, Secretário Municipal  de Obras, Mobilidade Urbana, Agricultura e Meio Ambiente.

O projeto tem previsão de duração de quatro anos e inclui abertura de barraginhas, cercamento de nascentes e recuperação de áreas degradadas, posteriormente será ampliado para a Serra de Santa Maria. “O apoio da população e dos proprietários de terras será fundamental para alcançarmos sucesso, que é maior produção de água e com qualidade daqui a quatro anos. Não vamos entrar na casa de ninguém sem pedir licença, sem que o dono integre a estratégia, porque será ele quem vai proteger as mudas dos animais e do fogo. Por isso, vamos conversar pessoalmente com cada um que tem as fontes que estudamos para recuperar e, com o apoio deles e da população, iremos recuperar as Serras e melhorar a situação do Rio Piedade e do Córrego Santa Maria, que abastecem nossas casas”, corroborou o Prefeito Iran.

9 de fevereiro de 2018 - 10:52

Data da Última Modificação: 9 de fevereiro de 2018 - 10:52