Visconde do Rio Branco, 22 de fevereiro de 2020

VRB REGISTRA 65 MILÍMETROS DE CHUVAS EM MENOS DE 12 HORAS

13 de fevereiro de 2020

EQUIPES DA PREFEITURA ESTÃO MOBILIZADAS PARA MINIMIZAR TRANSTORNOS E ATUAR EM SITUAÇÕES ADVERSAS

Visconde do Rio Branco registrou um alto volume de chuvas entre o início da madrugada e o fim da manhã desta quinta-feira (13). O índice pluviométrico, durante o período, atingiu a marca de 65 milímetros de precipitação, totalizando 74 milímetros no acumulado das últimas 36h. De acordo com a Defesa Civil Municipal, a quantidade de água que caiu sobre a cidade é a maior já registrada no mês de fevereiro, desde que este dado começou a ser acompanhado no ano de 2013. A Prefeitura mobilizou servidores de todas as Secretarias que compõem a Administração para que de imediato possam minimizar os transtornos acarretados, bem como intervir em qualquer situação adversa que coloque a população rio-branquense em risco.

CONSEQUÊNCIAS DAS CHUVAS EM VRB

Em decorrência das fortes chuvas, o rio Piedade transbordou na altura da ponte situada no bairro Cohab I. O nível rio Xopotó, que recebe águas provenientes do município de São Geraldo e serras de Santa Maria e Piedade de Cima, subiu de forma gradativa, resultando no extravasamento da calha na Avenida Dr. Celso Machado (rua da Feira Livre), onde existem pontos de alagamentos.

Outro fato negativo foi o deslizamento de terras nos bairros Colônia, Tupã e Jardim da Barra, sem vítimas até o momento. Uma travessia na comunidade rural do Massambará, na estrada que dá acesso ao pólo cerâmico da região, também foi afetada, tendo a sua estrutura totalmente comprometida pela força das águas. Obras emergenciais no local serão realizadas a partir de sexta-feira (14), visando restabelecer o trânsito o mais breve possível.

VIAS QUE ESTÃO COM O TRÁFEGO PREJUDICADO OU QUE FORAM INTERDITADAS POR MEDIDAS DE SEGURANÇA

– Ponte de ligação dos bairros Piedade e Rancho Verde à Av. Dr. Lelé;

– Ponte de ligação dos bairros Chácara e Santa Clara à Av. Dr. Lelé;

– Ponte da estrada que dá acesso ao pólo cerâmico da comunidade rural do Massambará;

– Rua de acesso ao bairro Colônia;

– Rua da Cachoeirinha, Colônia

– Av. Dr. Celso Machado;

– Rua Dr. Altino Peluso.

SERVIÇOS PÚBLICOS AFETADOS

– O expediente da Farmácia Municipal foi encerrado às 12h em função do transbordamento do rio Xopotó próximo ao local onde a unidade funciona;

– Diante iminente risco de transtornos em estradas rurais e vias urbanas, após retornar com os alunos do turno matutino, o transporte escolar teve as suas atividades suspensas nos períodos da tarde e da noite desta quinta-feira.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Segundo o Diretor de Operações da COPASA em Visconde do Rio Branco, Caio César, não fora registrada nenhuma intercorrência que interfira no abastecimento de água na cidade. Maiores informações a respeito poderão ser obtidas pelo telefone 3551-2850.

TELEFONES DE EMERGÊNCIA

Polícia Militar – 190