Visconde do Rio Branco, 20 de abril de 2018

VRB TERÁ DOIS CARROS DE FUMACÊ DO ESTADO PARA REFORÇAR COMBATE AO AEDES

13 de abril de 2018

CASO DE ZIKA VÍRUS EM UMA GESTANTE É CONFIRMADO E ACOMPANHADO POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Para intensificar ações conjuntas de combate ao mosquito Aedes, os profissionais da Secretaria de Saúde de Visconde do Rio Branco se reuniram com os representantes da Gerência Regional de Saúde (GRS) nesta última quinta-feira (12). As ações implementadas na cidade desde o início do verão, em novembro passado, foram apresentadas junto com relatórios e o Estado liberou mais um carro UBV pesado (fumacê) para ampliar a cobertura do outro que já está em circulação, e planeja enviar uma equipe de agentes para somar à da Prefeitura. Foi discutida também o enfrentamento em relação ao Zika Vírus, que teve o primeiro caso confirmado em gestante em VRB nesta semana.

O monitoramento do GRS também é realizado em outras cidades da região. “As ações têm que ser orquestradas, porque nenhum município entra sozinho com um surto de doenças, as pessoas circulam entre as cidades e se contaminam. Apesar do índice, saio com uma impressão muito positiva do trabalho de VRB porque os profissionais estão conseguindo capturar todas as notificações de casos suspeitos, o que ajuda muito na tomada de decisão de forma preventiva e imediata”, disse Fátima.

Na segunda-feira (09), foi confirmado o primeiro caso de Zika Vírus em uma gestante de VRB, sendo imediatamente direcionada para acolhimento e tratamento. “Ela descobriu a gestação no início de março e fez a primeira consulta pré-natal no PSF no dia 23, quando a médica notificou a suspeita da doença. Ela ainda está no segundo mês e, antes do resultado do exame, a encaminhamos para o serviço de referência à gestação de maior complexidade, no Centro Beira Rio, com atenção diferenciada. Estamos acompanhando de perto e toda nossa estrutura está disponível principalmente para esta gestante”, explicou Thiago de Castro, Secretário Municipal de Saúde.

PREVENÇÃO– Tampe caixas d’água e lembre-se de esvaziar pneus, garrafas, latas, vasos e outros objetos. O mosquito Aedes Aegypt, vetor da doença, reproduz em água parada, seja ela limpa ou suja. Portanto, não deixe água acumulada qualquer que seja o recipiente.

17 de abril de 2018 - 19:22

Data da Última Modificação: 17 de abril de 2018 - 19:22