Visconde do Rio Branco, 07 de maio de 2021

CAPACITAÇÃO GRATUITA DA ESCOLA MÓVEL SESI/SENAI QUALIFICOU MÃO DE OBRA RIO-BRANQUENSE

8 de dezembro de 2017

CURSO PROFISSIONALIZANTE DE COSTURA INDUSTRIAL FOI ARTICULADO PELA PARCERIA ENTRE PREFEITURA E PIF PAF

Após 30 dias, chegou ao final na última quinta-feira (07), o curso profissionalizante de Costura Industrial, disponibilizado gratuitamente na carreta da Escola Móvel SESI/SENAI, que estava instalada na Praça 28 de Setembro. A capacitação foi proporcionada pela Prefeitura de Visconde do Rio Branco em parceria com a Pif Paf Alimentos, que intermediou junto à FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) a vinda da escola itinerante para a cidade, com o objetivo de qualificar a mão de obra e promover a inclusão social entre a população.

Ao todo, 30 mulheres rio-branquenses foram capacitadas através do curso, que teve turmas pela manhã e à tarde. “Todas as alunas se mostraram empenhadas e satisfeitas por participarem, conseguindo concluir tudo o que propusemos. Elas manifestaram o interesse de colocar o aprendizado em prática para a geração de renda, trabalhando em confecção ou até mesmo costurando em casa. Foi muito gratificante desenvolver esse trabalho em VRB”, disse a instrutora do curso de Costura Industrial, Tane Costa.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Carol Figueiredo, destacou as parcerias que vem sendo buscadas para proporcionar capacitações gratuitas à população. “Mesmo neste momento de crise que o nosso país atravessa, temos procurado parceiros, como no caso da Pif Paf, que trabalhou em conjunto conosco para trazer a Escola Móvel para VRB. Em 2017 foram mais de 60 cursos ofertados e pretendemos aumentar esse número no ano que vem, para que os rio-branquenses tenham mais chances no marcado de trabalho e comecem a produzir renda”, falou.

PARTICIPANTES COMENTAM SOBRE OPORTUNIDADE DE QUALIFICAÇÃO

A dona de casa Terezinha Coelho, moradora da Rua Vigário Varela, se disse realizada com a oportunidade de participar de um curso profissionalizante. “Já tinha uma pequena noção de costura, mas pude aprender muita coisa. Foi fantástico, uma conquista pra mim”, contou. A estudante Samanta Gomes, residente na comunidade rural do Gordura, também participou da capacitação. “Foram bons dias de convívio com outras pessoas, onde nós pudemos realizar o sonho de aprender a costurar. Já comprei uma máquina e estou começando a pegar alguns trabalhos, para colocar em prática o conhecimento obtido”, relatou.

PREFEITO RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE CAPACITAR A POPULAÇÃO

“A estada da Escola Móvel do SESI/SENAI na nossa cidade foi muito proveitosa. Além do curso de Costura Industrial, outros três na área de artesanato foram disponibilizados gratuitamente a mais de 70 pessoas. Pretendemos trazê-la novamente no próximo ano, com capacitações em outros campos de atuação, como eletricista e pedreiro, por exemplo. Através da Secretaria de Desenvolvimento Social, estamos buscando qualificar e diversificar a mão de obra, para que a população possa superar esse momento de crise. Continuaremos trabalhando para melhorar as condições dos rio-branquenses”, afirmou o Prefeito Iran.

16 de novembro de 2020 - 16:17

Data da Última Modificação: 16 de novembro de 2020 - 16:17