Visconde do Rio Branco, 31 de março de 2020

DECRETO COM SÉRIE DE MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O CORONAVÍRUS É EXPEDIDO PELA PREFEITURA

16 de março de 2020

DOCUMENTO ESTABELECE PROVIDÊNCIAS PARA PROTEGER A POPULAÇÃO; VRB NÃO TEM NENHUM CASO SUSPEITO ATÉ O MOMENTO
Diante do surto de Coronavírus Covid-19 no país, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco, por meio do Decreto 031/2020, estabelece uma série de medidas a fim de proteger a população contra a doença. Com a expedição do documento, o município, que até o momento não tem nenhum caso suspeito da enfermidade, adere ao estado de emergência em saúde pública, declarado pelo Governo de Minas Gerais na última quinta-feira (12).

Entre as diversas providências especificadas no decreto está a suspensão das aulas e atividades educacionais nas escolas e creches que compõem a Rede Municipal de Ensino por 15 dias, a contar a partir de terça-feira (17). “Além da determinação na rede pública de educação, também orientamos os  estabelecimentos particulares para que adotem esta medida pelo mesmo período. Fizemos ainda uma recomendação a instituições como o Hospital São João Batista, Lar de Idosos, Sítio Esperança e o Presídio para que restrinjam suas visitações. Outro ponto importante é a suspensão das feiras livres de quarta e sábado por 15 dias e a proibição, nos próximos 30 dias, de eventos realizados pela Administração Municipal ou por ela autorizados. São ações que visam evitar aglomeração de pessoas e, consequentemente, diminuir as possibilidade de contágio de Coronavírus”, explicou o Secretário de Saúde, Thiago de Castro.

Em caso de sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar a recomendação é para que, em um primeiro momento, sejam procuradas as unidades de saúde da cidade. “Os nossos PSF’s e o Pronto Atendimento são os locais mais indicados para os cuidados preliminares. Pedimos aos pacientes que, em caso de sintomas, não procurem diretamente o Hospital. As nossas unidades estão de portas abertas, prontas e equipadas com materiais e insumos para atender a população rio-branquense. Destaco também que o decreto prevê a alteração no funcionamento dos serviços no Centro de Reabilitação Municipal e no Centro de Especialidades Odontológicas, durante os próximos 15 dias, atenderão somente situações de urgência e emergência”, finalizou Thiago.

PREFEITO IRAN DESTACA CARÁTER PREVENTIVO DO DECRETO 031/2020

“Desde o surgimento dos primeiros casos de Coronavírus no Brasil, nós estamos acompanhando esta situação que vem se agravando com o passar dos dias. Já há um caso confirmado em Juiz de Fora, cidade próxima à VRB, assim como outros que se encontram em investigação nos municípios de Viçosa e Ubá. Frente à isso, em caráter preventivo, achamos por bem publicar um decreto estipulando condutas e adotando inúmeras providências para proteger a população. Pedimos aos rio-branquenses que sigam à risca as dicas para evitar o contágio da doença e que tomem todos os cuidados possíveis. Graças a Deus não tivemos nenhum caso até o presente momento e vamos trabalhar muito para que continue assim”, afirmou o Prefeito Iran.

Confira algumas dicas sobre como evitar o contágio:

* Lavar as mãos frequentemente com água por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar álcool em gel;

* Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

* Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

* Manter os ambientes bem ventilados;

* Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

* Não compartilhar objetos pessoais como copos e talheres;

* Evitar a presença de pessoas doentes em aglomerações.

Confira o Decreto 031/2020



17 de março de 2020 - 15:05

Data da Última Modificação: 17 de março de 2020 - 15:05

Comments are closed.

Abrir Zap
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Fazer uma denúncia sobre Coronavírus...
Powered by