Visconde do Rio Branco, 10 de julho de 2020

IMPOSTO DE RENDA PODE SER DESTINADO AO FMDCA

23 de junho de 2020

DOAÇÕES PROMOVEM PROJETOS SOCIAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM VRB

O prazo final para declaração do imposto de renda se aproxima – 30 de junho – e uma alternativa aos contribuintes é, ao invés de destinar por completo ao Governo Federal, doar parte do valor ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), o que pode ser feito tanto por cidadãos quanto por estabelecimentos. “Toda empresa é obrigada a declarar o imposto de renda, sendo que, aquelas que optarem pela declaração do lucro real, têm a alternativa de destinar 6% do valor ao FMDCA, o qual se encontra devidamente regularizado junto à Receita Federal em Visconde do Rio Branco. Já a pessoa física que fizer a declaração por deduções legais, pode doar até 3% do montante ao fundo”, explica o Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paulo Sergio Felisbino.

De acordo com ele, na própria declaração é possível fazer a doação através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), cujo valor será abatido posteriormente. “Quando o contribuinte opta pela destinação ao FMDCA, ele escolhe a cidade, bem como a instituição ou projeto social a ser beneficiado e o sistema gera a guia de recolhimento do DARF, portanto, estamos trabalhando para que as pessoas façam essa dedução que as deixará cientes de onde os recursos estão sendo empregados acompanhando a sua utilização”, pontua acerca da alternativa em que a quantia arrecadada é destinada às organizações cadastradas no CMCDA através de licitação.

Paulo Sérgio esclarece ainda que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é o principal órgão direcionador das políticas públicas para o segmento em VRB, orientando a conversão das doações em diversas atividades. “Nós elaboramos um plano de ação e encaminhamos ao Prefeito. Quem libera o dinheiro é a Secretaria de Desenvolvimento Social, mas quem o conduz é o CMDCA, dessa forma, estamos empenhados em enfatizar com os contabilistas do município a oportunidade de oferecerem aos seus clientes o direcionamento dos recursos fortalecendo os projetos sociais locais”, ressalta ao mencionar algumas instituições que podem ser beneficiadas, como a APAE, ARTECNEMURB, Filarmônica Vichi de Oliveira, Fundação Mendes Costa, Nacional Atlético Clube (NAC) e a Recreação Cultural.

23 de junho de 2020 - 15:01

Data da Última Modificação: 23 de junho de 2020 - 15:01