Visconde do Rio Branco, 26 de janeiro de 2021

PREFEITURA DE VISCONDE DO RIO BRANCO ASSINA ACORDO COM O INSTITUTO BUTANTAN PARA AQUISIÇÃO DA VACINA CONTRA A COVID-19

22 de dezembro de 2020

Noventa mil doses: esse é o número almejado de unidades da Vacina Contra a Covid-19 para a imunização dos rio-branquenses segundo o memorando assinado com o Instituto Butantam, no entanto, a aquisição ainda está sujeita a aprovação da IB-CoranaVac, a qual, segundo a própria entidade, “se encontra em estágio avançado de desenvolvimento e os ensaios clínicos mostram resultados promissores”. O Butantan informa ainda, que a prioridade na compra das doses é do Programa Nacional de Imunização e do Sistema Único de Saúde (SUS), porém, caso os Governos Federal e Estadual não realizem a negociação, a cidade de Visconde do Rio Branco já deu o primeiro passo.

O acordo é fruto de um ofício municipal entregue ao Instituto no mês de novembro pelo Vereador Eleito Guilherme Guimarães. “Em conversa com o amigo Vicente Rachid, o mesmo me relatou a preocupação sobre a vacina contra a covid-19, quando surgiu a ideia de algo prático: a ida à sede do Butantan e o requerimento formal da possibilidade do Convênio. Desde então, tanto o Prefeito Iran, quanto o nosso Secretário de Saúde, Thiago de Castro, compreenderam e abraçaram a iniciativa. Agora eis o resultado: VRB hoje tem o seu Plano B, caso Bolsonaro e Zema venham a falhar”, destaca Guimarães ao ressaltar ainda, que a assinatura do memorando não obriga o município à compra, mas já consolida uma possível negociação.

Para o responsável pela pasta em VRB, o documento é uma forma de tranquilizar as pessoas de que a cidade já está se mobilizando para não ficar sem o imunizante. “Entre diversas ações realizadas em combate ao coronavírus, essa se destaca em especial porque traz uma segurança maior aos rio-branquenses na concepção de que todos podem e devem ser vacinados. Para nós, ainda há diversas lacunas no plano apresentado pelo Ministério da Saúde quanto à data de início da vacinação e se o Governo garantirá doses suficientes para o país. Frente a esse cenário, nós abrimos uma conversa com o Butantan, cujo Guilherme nos ajudou muito na mediação, e conseguimos firmar o acordo facilitando a aquisição das unidades necessárias para protegermos toda a população”, finaliza Thiago.

22 de dezembro de 2020 - 15:01

Data da Última Modificação: 22 de dezembro de 2020 - 15:01