Visconde do Rio Branco, 10 de julho de 2020

PREFEITURA DISPONIBILIZA PLANTÃO PSICOLÓGICO DURANTE A PANDEMIA

2 de junho de 2020

ACOMPANHAMENTO É REALIZADO GRATUITAMENTE VIA TELEFONE

Com os atendimentos psicológicos presenciais suspensos por conta da pandemia junto às mudanças causadas frente a essa nova realidade social, os cidadãos rio-branquenses que precisarem de apoio agora podem contar com mais um recurso: o Plantão Psicológico, implantado em abril pela Prefeitura. De segunda à sexta-feira, as profissionais atendem gratuitamente via telefone de 07h às 17h. “Diante da interrupção das sessões, que aconteciam em locais como no Centro de Saúde Beira Rio, por determinação do Conselho Federal de Psicologia e a ansiedade geral provocada nas pessoas, decidimos propor essa forma de apoio, prontamente aceita pelo Prefeito Iran, e tem dado certo. Inclusive muitas pessoas que nunca fizeram acompanhamento psicológico antes estão ligando a fim de poder lidar melhor com esse momento”, pontua a Referência Técnica de Saúde Mental, Nara de Azevedo.

A ideia é que o contato não seja esporádico, após o primeiro telefonema, a psicóloga ou o próprio paciente liga para dar continuidade ao processo. “O suporte tem se estendido especialmente às residências com testagem positiva para o covid-19 e em alguns casos suspeitos que se encontram em período de isolamento de maneira que ajude o paciente a encarar melhor a distância da família e do trabalho”, diz ao acrescentar ainda que os profissionais da linha de frente também têm recebido atenção individual. “Nós criamos um programa com práticas integrativas que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) tem coordenado no Colégio Rio Branco cujo atendimento é específico a esses colaboradores que têm sofrido uma carga de estresse muito grande”, explica.

Outro segmento contemplado pelo Plantão Psicológico foi o Lar São João Batista com assistência direcionada aos idosos, entretanto, Nara reforça que todo cidadão pode entrar em contato e contar com o apoio necessário. “Recebemos ligações de perfis variados de pessoas, como idade, localização e afins, mas a maioria são mulheres. Sabemos que ainda há resistência, porém, queremos ressaltar que o nosso trabalho é sigiloso, respeitando o código de ética da psicologia. Estamos aqui para ajudar”, ressalta.

Nesse momento de pandemia, a profissional aconselha que, para amenizar a ansiedade, as pessoas reduzam a frequência de audiência aos noticiários e aproveitem para utilizar o tempo livre com atividades para as quais não tinham disponibilidade antes. “Procurem assistir programações mais leves, façam ligações de vídeo com quem está distante, aproveitem para curtir a família em casa e, é claro, se a angústia apertar, liguem pra gente no (32) 3551-8550”, encerra.

Plantão de Atendimento Psicológico
De segunda à sexta, de 07 às 17h.

2 de junho de 2020 - 16:23

Data da Última Modificação: 2 de junho de 2020 - 16:23