Visconde do Rio Branco, 10 de julho de 2020

PREFEITURA PROSSEGUE COM DISTRIBUIÇÃO MENSAL DE APROXIMADAMENTE 1500 CESTAS BÁSICAS A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

25 de junho de 2020

DESDE O FINAL DE MARÇO, PRODUTOS DA MERENDA ESCOLAR SÃO ENTREGUES A FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Com a suspensão das aulas, os produtos oriundos da merenda escolar estão com novo destino: as residências dos estudantes cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade nesse momento de pandemia. Desde o final de março, a Prefeitura tem distribuído cerca de 1500 cestas básicas mensalmente a alunos da Rede Municipal, conforme explica a Secretária de Educação, Vânia Padovani. “Mediante a interrupção das atividades, utilizamos o estoque da merenda para entregar kits de alimentação com o objetivo de garantir que os discentes continuem tendo refeições saudáveis mesmo fora do ambiente escolar”, diz ao enaltecer que a ação foi autorizada aos Estados e Municípios pela Lei 13.987/2020.

Executada através das verbas federais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) junto a recursos próprios da cidade, a distribuição é voltada para beneficiários que se enquadrem nos seguintes critérios: “é preciso que o aluno seja matriculado regularmente na Rede Municipal, possua cadastro no Bolsa Família e no CadÚnico, ambos atualizados”, pontua Vânia acerca da iniciativa que também contempla entidades filantrópicas como a Escola Rafaela Menicucci, APAE e as creches das obras sociais da Paróquia de São João Batista.

Conforme prevê o PNAE, além dos alimentos não perecíveis, os kits incluem produtos da agricultura familiar, o que, de acordo com a Secretária, proporciona refeições nutritivas e movimenta a economia da área rural. “Nós estamos garantido o acesso a frutas, verduras e legumes fresquinhos e, ao mesmo tempo, investindo no desenvolvimento econômico e sustentável dos pequenos agricultores locais”, completa.

No intuito de otimizar a logística, as cestas básicas são entregues nas próprias instituições de ensino, a exemplo do Colégio Municipal Rio Branco, cujo Professor e Vice-Diretor, Diego Ingran, esclarece todos os cuidados tomados para evitar aglomerações. “A distribuição é feita no início de cada mês através de uma escala de agendamento realizada pela nossa secretaria via telefone e o repasse é feito por uma equipe de funcionários e educadores com as devidas orientações de distanciamento, uso de máscara e higienização com álcool em gel”, afirma ao comentar sobre o processo de adaptação ao novo contexto. “Estamos buscando estratégias para vencer os desafios impostos pela pandemia e, com esforços inteligentes e eficazes, iremos driblar essa situação tornando-nos ainda mais fortes”, encerra.

25 de junho de 2020 - 18:14

Data da Última Modificação: 25 de junho de 2020 - 18:14