Visconde do Rio Branco, 10 de julho de 2020

PREFEITURA REALIZA PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES PARA SERVIDORES

9 de junho de 2020

PROJETO É DIRECIONADO AOS PROFISSIONAIS QUE NÃO INTERROMPERAM SUAS ATIVIDADES DURANTE A PANDEMIA

Como forma de amenizar a pressão sobre os profissionais da linha de frente e demais setores que continuam trabalhando de maneira ininterrupta durante a pandemia, a Prefeitura, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem oferecido Práticas Integrativas e Complementares nas dependências do Colégio Municipal Rio Branco. Entre os servidores participantes, as turmas reduzidas a seis alunos por dia – a fim de assegurar o distanciamento – abrangem colaboradores que atuam nas barreiras sanitárias, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e nos Postos de Saúde da cidade.

Os exercícios se iniciam às 8h com a técnica chinesa denominada Lian Gong, que contempla práticas de alongamento e respiração, coordenadas pela Educadora Física, Elisângela Jerônimo. Na sequência, é feita a meditação, guiada pela psicóloga Gabriela Souza e pela coordenadora do NASF, Raquel Müller, a qual também trabalha a terapia holística. “Os alunos podem optar em seguir comigo para o heiki ou para as sessões de atendimento psicológico em grupo e individuais”, explica Raquel sobre as alternativas que ainda incluem a massagem aplicada pela fisioterapeuta Priscila Santos, visando o alívio de possíveis dores. “Selecionamos atividades que objetivam promover o bem-estar e a saúde mental dos nossos colaboradores. Nós aplicamos um questionário no início e ao final desse período de tratamento que dura um mês – para que seja possível renovar as turmas – e temos recebido vários retornos positivos sobre a melhora na qualidade do sono e no relaxamento do corpo e da mente. Sendo assim, vamos continuar atuando enquanto durar a pandemia”, declara a responsável pelo NASF sobre o projeto que segue todas as orientações preventivas do Ministério da Saúde com exercícios ao ar livre, disponibilização de álcool em gel e exigência de máscara a todos os participantes.

Para a colaboradora da Barreira Sanitária instalada no bairro Colônia, Jenifer Sodré, as Práticas Integrativas foram essenciais no sentido de aliviar o cansaço nesse período de tamanha dedicação. “Nosso trabalho é muito desgastante e aqui temos um momento de relaxamento, a gente se sente até mais leve. Já conclui o mês de atividade e se pudesse gostaria de continuar, mas fico feliz em passar a oportunidade para outros profissionais que também precisam desse apoio”, conclui.

10 de junho de 2020 - 10:40

Data da Última Modificação: 10 de junho de 2020 - 10:40