Visconde do Rio Branco, 08 de agosto de 2020

PROCON SOMA MAIS DE MIL ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO

20 de julho de 2020

ÓRGÃO SIMPLIFICA DEMANDAS DE CONSUMIDORES DURANTE A PANDEMIA
Desde o início do ano, o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) já realizou mais de mil atendimentos em Visconde do Rio Branco. Nesse período, demandas específicas aumentaram ante a pandemia, como as relacionadas aos serviços de fornecimento de água e energia elétrica. “As principais queixas foram acerca da contestação de fatura com valores acima do esperado, troca de titularidade, ligação e religação de energia, além da renegociação da mensalidade de instituições de ensino”, pontua o Procurador Adjunto do órgão, Victor Antonio dos Santos.

Com o aumento nas compras feitas pela internet nesse período, outra reivindicação constante tem sido os golpes nas aquisições. Segundo o advogado, as maiores armadilhas são em negociações feitas via anúncios no Facebook. “A pessoa clica na publicidade, é direcionada a um site muito parecido com o original, imprime o boleto com a logo da empresa, realiza o pagamento e acaba sendo lesada com um produto que nunca chega”, explica sobre o funcionamento da prática. Victor aponta que, uma boa dica, é ratificar a aquisição antes de finalizá-la. “Adicione o item desejado ao carrinho e feche todas as abas do navegador. Abra o site da empresa através do Google, confira se o produto realmente existe e se o pedido foi gerado antes de fazer o pagamento, assim é possível evitar prejuízos”, completa.

Na contramão de várias cidades, ele ressalta que, durante a pandemia, a denúncia de preços abusivos foi quase que inexistente no município por conta do trabalho realizado de maneira preventiva. “Nós visitamos todas as farmácias a fim de poupar futuras complicações e fomos muito bem recebidos. Na ocasião, foi assinado um ofício em que cada proprietário se comprometeu a não aumentar o preço de venda do álcool em gel de forma desproporcional ao preço de custo, que por sinal estava bem acima da média. Inclusive, alguns profissionais chegaram a relatar o lucro de cerca de R$1,10 na comercialização do produto. Todos foram bastante solícitos e empenhados em resolver o problema”, explica sobre a ação realizada em parceria com os farmacêuticos locais.

Dada a importância do PROCON, sobretudo com as urgências do cenário atual, a unidade de Visconde do Rio Branco continua atendendo aos cidadãos, agora com horário marcado com o intuito de assegurar o distanciamento. “Seguimos atuando em defesa do consumidor, seja no esclarecimento de dúvidas à renegociação de dívidas, nosso objetivo é mediar e resolver da melhor maneira possível”, encerra. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (32) 3551-8155. Endereço: Praça 28 de Setembro, n°281, Centro (Anexo Administrativo).

 



20 de julho de 2020 - 16:39

Data da Última Modificação: 20 de julho de 2020 - 16:39

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