Visconde do Rio Branco, 04 de junho de 2020

PROGRAMA “EDUCA EM CASA” TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR ATENDIMENTO DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

14 de maio de 2020

INICIATIVA DA PREFEITURA OBJETIVA GARANTIR CONTINUIDADE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MESMO EM MEIO À PANDEMIA

Enquanto não há qualquer previsão para o retorno das atividades escolares presenciais, suspensas desde 17 de março, a Prefeitura de Visconde do Rio Branco trabalha para reestruturar a política educacional e garantir a continuidade do processo de aprendizagem de estudantes da Rede Municipal. Ainda em fase de elaboração e planejamento, o programa “Educa em Casa” já foi debatido através de videoconferência pela equipe técnica da Secretaria de Educação, que traça estratégias para, mesmo à distância, assegurar o atendimento dos alunos neste momento de pandemia do novo Coronavírus.

A primeira etapa da iniciativa consiste em um cadastro a ser realizado em plataforma online (confira abaixo) por pais e responsáveis para atualizar as informações de crianças matriculadas na Educação Infantil (1º e 2º períodos), no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e no Colégio Municipal Rio Branco (5º ao 9º ano e Ensino Médio). O prazo para a efetivação do procedimento prossegue até o dia 15 deste mês. “Como ainda não temos nenhuma definição do que pode vir a acontecer, estamos procurando viabilizar maneiras de dar sequência ao trabalho que nos propusemos a fazer neste ano letivo de 2020. VRB sempre se notabilizou por oferecer uma educação pública de alto nível e se depender do nosso empenho, mesmo com as dificuldades que enfrentamos, essa tradição será mantida. Porém, para decidirmos os nossos próximos passos, precisamos que os pais façam o cadastro solicitado”, informou a Secretária da pasta, Vânia Rodrigues Padovani.

O projeto “Educa em Casa” será desenvolvido por meio do Sistema Syens, implantado em 2015 pela Prefeitura para modernizar a gestão e informatizar a Rede Municipal. “Já vínhamos planejando utilizar mais essa tecnologia que temos à disposição e tenho certeza que ela nos ajudará muito no nosso projeto. A intenção é oferecer um material de excelência preparados pelos professores, mantendo a qualidade do ensino presencial. Estamos levantando os dados sobre os alunos que possuem acesso à internet, mas quem não tiver, não precisa se preocupar, pois também iremos disponibilizar o conteúdo de forma impressa para todos”, finalizou Vânia.

CEMEI DONA ZICA CESÁRIO

E.M. ALBERTINA L.C. DUARTE