Visconde do Rio Branco, 11 de abril de 2021

Visconde do Rio Branco fará parte do Circuito Turístico ‘Serras de Minas’.

27 de janeiro de 2021

Em reunião que aconteceu no dia 26 de janeiro, a Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Maria Izabel Martins Crovato, esteve presente com a gestora do Circuito Turístico ‘Serras de Minas’, Sra. Aline Miranda, buscando melhorias para o turismo em Visconde do Rio Branco.
O tema da reunião foi iniciar o planejamento de tudo que será feito nos próximos 4 anos, relacionado ao Turismo e Ecoturismo Rio-Branquense.
A ideia do projeto é conseguir mapear cachoeiras, regiões turísticas e eco turísticas, trazendo mais visibilidade e reconhecimento para todas as áreas em preservação ambiental.
O que é e qual a importância do ecoturismo?
Também conhecido como turismo sustentável, turismo ecológico ou turismo de aventura, é um meio criativo de lazer e diversão, com total respeito à fauna, flora e formações geológicas locais.
Segundo a EMBRATUR – Instituto Brasileiro do Turismo, o ecoturismo “incentiva sua conservação [natureza] e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. ”
O conceito mundial de ecoturismo surgiu no ano de 1970. No Brasil, este movimento teve início formal em 1985 pela EMBRATUR, através do Projeto Turismo Ecológico.
O crescimento do ecoturismo no Brasil se mantém na média do planeta, de 20%. Apesar de sermos um país com grande possibilidade de investir neste tipo de turismo por termos uma riqueza em biodiversidade, os dados mostram que há muito se fazer. Em 2018, 16% dos turistas procuraram por ecoturismo nacional.
O governo atual revelou que a cada R$ 1 investido no setor, o retorno é de R$ 7. No ano passado divulgou que irá traçar um plano de revitalização do ecoturismo no Brasil, com o objetivo identificar e investir em destinos poucos conhecidos do público e fomentar comunidades locais. Se o programa realmente se concretizar, trará muitas opções e uma gama de vantagens ao ecoturismo e a toda sociedade.


27 de janeiro de 2021 - 17:43

Data da Última Modificação: 27 de janeiro de 2021 - 17:43

Comments are closed.