Visconde do Rio Branco, 05 de junho de 2020

VRB RECEBE 100 UNIDADES DE TESTES RÁPIDOS PARA DETECÇÃO DE COVID-19

7 de maio de 2020

PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMPÕEM O GRUPO PRIORITÁRIO QUE DEVERÁ SER TESTADO EM CASO DE SINTOMAS

A Prefeitura de Visconde do Rio Branco recebeu 100 unidades de testes rápidos sorológicos para detecção de covid-19. A ferramenta para diagnóstico e rastreamento da infecção humana causada pelo novo Coronavírus será utilizada de acordo com protocolo do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES – Minas). A recomendação, expedida por meio de nota técnica, estabelece que o grupo prioritário para a realização da testagem deva ser composto por profissionais da saúde que apresentarem sintomas de síndrome gripal.

Os testes também poderão ser disponibilizados aos residentes no mesmo domicílio do público alvo citado, desde que receba indicação médica e manifeste sinais da doença. “O teste rápido liberado pelo Ministério da Saúde é um dos únicos validados e que serve para a classificação dos casos, uma vez que a sua realização já indica se há confirmação ou não. Recebemos poucas unidades, mas estamos na expectativa de que cheguem mais nos próximos dias. Inicialmente, iremos seguir a orientação do COES e procederemos com a testagem do grupo prioritário. Posteriormente, a depender a disponibilidade, vamos priorizar idosos a partir de 60 anos que são portadores de comorbidades que lhes deixam mais suscetíveis às complicações da covid-19”, explicou a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município, Maraísa Almeida.

A servidora da Secretaria Municipal de Saúde também salientou que os testes serão realizados em pacientes do grupo prioritário que não estiverem com quadro grave. “As testagens serão feitas a domicílio, por uma equipe montada pela Secretaria para atender às pessoas que se enquadram nos critérios estabelecidos e, desta forma, evitar que elas, enquanto apresentem os sintomas, circulem pela cidade. Já o paciente que se encontra internado, em um quadro mais complexo, deverá passar pelo exame de RT-PCR, que é o protocolo de diagnóstico destinado a quem está hospitalizado”, finalizou Maraísa.

11 de maio de 2020 - 09:04

Data da Última Modificação: 11 de maio de 2020 - 09:04