Visconde do Rio Branco, 13 de julho de 2020

VRB REGISTRA O PRIMEIRO ÓBITO POR COVID-19

31 de maio de 2020

PACIENTE IDOSA, COM COMORBIDADES, ESTAVA INTERNADA HÁ 10 DIAS

Visconde do Rio Branco registrou, neste domingo (31), o primeiro óbito decorrente do novo Coronavírus. A vítima é uma idosa, de 77 anos, acamada, portadora de diabetes mellitus e doença cardiovascular crônica. Ela estava internada na UTI do Hospital São João Batista desde o dia 21 deste mês, quando apresentou sintomas gripais. Após realização de tomografia, cujo resultado foi sugestivo para a covid-19, iniciou-se o protocolo preconizado para casos suspeitos, com a confirmação do diagnóstico da enfermidade ocorrendo na última terça-feira (26), através de exame RT-PCR. O quadro da paciente se manteve instável a todo momento. A Prefeitura se solidariza com os familiares pela irreparável perda e reitera o compromisso frente às ações de enfrentamento à pandemia.

Além da primeira morte pela doença, entre as notificações do dia também está o acréscimo de mais seis pessoas às estatísticas suspeitas de covid-19, perfazendo o total de 334 possíveis casos contabilizados no município. “Estamos extremamente consternados com esse falecimento, que é uma consequência do registro de transmissão comunitária que identificamos na última semana. Desde que o vírus se tornou um risco iminente a todos nós, colocamos em prática uma verdadeira operação de guerra com o objetivo principal de preservar vidas neste momento de pandemia mundial. Infelizmente, VRB passa a constar nas estatísticas negativas, mas não iremos abaixar a guarda. Vamos continuar desenvolvendo as nossas muitas ações e solicitamos à população que siga respeitando o distanciamento social e as demais medidas preventivas”, disse o Secretário de Saúde, Thiago de Castro.

Até o momento, a cidade possui nove confirmações de covid-19 sendo que, desse quantitativo, seis pacientes já estão recuperados. “Iniciamos o enfrentamento à pandemia há exatos 75 dias, quando publicamos o primeiro decreto declarando situação de emergência. Desde então, direcionamos investimentos para ampliar a capacidade de atendimento do Hospital e nos empenhamos em frentes importantes que retardaram a ocorrência de casos por aqui. Apesar da grande tristeza em razão do óbito registrado, temos certeza que o trabalho realizado por nós está no caminho certo. Reafirmo aos rio-branquenses o nosso compromisso de proteger a saúde de todos. Salvar vidas é a palavra de ordem e o que estiver ao nosso alcance, será feito”, declarou o Prefeito Iran.



31 de maio de 2020 - 16:10

Data da Última Modificação: 31 de maio de 2020 - 16:10

Comments are closed.